ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUARTA  27    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Crateras sem sinalização no Nova Lima causam transtornos a moradores

Buracos para drenagem fazem parte das obras da etapa C do projeto de pavimentação do Nova Lima

Gabriel de Matos e Mariely Barros | 07/12/2022 09:49
Dona de casa Jenifer Cacau com as duas filhas caminhando ao lado de cratera (Foto: Henrique Kawaminami)
Dona de casa Jenifer Cacau com as duas filhas caminhando ao lado de cratera (Foto: Henrique Kawaminami)

Seis valas na Avenida Cândido Garcia de Lima, no Bairro Nova Lima, causam transtornos a moradores. Após as chuvas do último domingo, um carro quase caiu em um dessas valetas. As crateras estão distribuídas ao longo de quatro quadras na avenida.

De acordo com a Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), as obras fazem parte da etapa C do projeto de pavimentação do Nova Lima. No momento, os buracos abertos para implantação da tubulação.

A dona de casa Jenifer Cacau passava com duas filhas pelo local e relatou que faz por volta de dois meses que abriram os buracos. Para ela passar com o carrinho de bebê, "vai sempre balançando e é terrível". Além disso, a mulher de 27 anos "as manilhas ficam abertas e algumas crianças brincam na água".

O assistente administrativo Rafael Menezes mora no bairro há mais de sete anos. Ele afirma que a "situação está muito difícil". "Eles reabriram uma cratera na semana passada em frente à minha casa". Menezes completa que não consegue estacionar o carro na sua de casa e tem que deixar veículo em frente à residência de vizinho.

Os moradores relatam que a esperança de terem a Avenida Cândido Garcia de Lima virou "só buraqueira". Jenifer cita que o "bairro está inteiro cheio de crateras". A situação se agrava em dias de chuva, como o temporal registrado no último domingo.

Rafael Menezes contextualiza que "quando chove, você tem que ir na sorte, não tem jeito, tem que encarar o barro". A dona de Irene Perinolo presenciou quando um carro quase caiu em uma das valas na Avenida.

Ela complementa que falta consciência de alguns moradores do bairro. "Outra coisa que dificulta é que alguns moradores jogam lixo e colocam foto no buraco. Isso é prova de que o bairro está abandonado".

Irene Perinolo relatou que uma criança escorregou e caiu em uma das valas recentemente (Foto: Henrique Kawaminami)
Irene Perinolo relatou que uma criança escorregou e caiu em uma das valas recentemente (Foto: Henrique Kawaminami)

As revoltas principais dos moradores da região que conversaram com o Campo Grande News envolvem a falta de sinalização dos locais e o tempo de demora da obra. "É unânime entre todos os moradores que eles estão revoltados e falta fiscalização. A obra está demorando muito, se fosse para durar tanto tempo, podia não ter começado".

A Sisep respondeu em nota que as obras de pavimentação no Nova Lima devem ser entregues em 18 meses. Além da parte de drenagem, estão sendo feitos expansão da rede de esgoto e rebaixamento da rede de água em alguns locais.

Na avenida em questão, a Secretaria respondeu que "não tem como prever na rua especificamente. Certamente alguns trechos vão ser feitos antes dos 18 meses. Asfalto avança por quadra a medida que a Infraestrutura fica pronta".

Sobre a falta de sinalização, a "Sisep vai orientar a empreiteira a sinalizar onde houver algum poço de visita ou ramal de drenagem aberto". Nesta terça-feira, a reportagem encontrou uma equipe trabalhando com um caminhão e três patrolas no local.

Nos siga no Google Notícias