ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, SÁBADO  07    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Delegado defende segurança e diz que preso foge por ser ocioso

Ao todo sete pessoas foram presas, cinco homens e duas mulheres

Por Ana Beatriz Rodrigues e Antonio Bispo | 08/03/2024 17:18
Delegado Pedro Pillar durante a coletiva no Garras na tarde desta sexta-feira (8) (Foto:Paulo Francis)
Delegado Pedro Pillar durante a coletiva no Garras na tarde desta sexta-feira (8) (Foto:Paulo Francis)

Para o Garras (Delegacia Repressão Roubo a Banco, Assaltos e Sequestros), nenhuma falha no sistema de segurança do complexo penal em Campo Grande provocou a fuga de dois detentos nesta semana. O delegado Pedro Pillar Cunha, defende a Agepen (Agência do Sistema Penitenciário) e diz acreditar que o problema esta na ociosidade da massa carcerária.

 "A fuga não mostra a ineficácia da penitenciaria. Porque esses bandidos ficam 24 horas, ociosos e especulam formas de sair”, comentou. Fortalecido depois da recaptura de dois presos quatro dias após a fuga, ele avisa:  “fica a mensagem, que caso queiram fugir, serão recapturados”.

No início da tarde desta sexta-feira (8), o Garras recapturou Douglas Luan Souza Anastácio, de 33 anos, o segundo e ultimo homem que escapou no último dia 4 do Presídio de Segurança Máxima Jair Ferreira Carvalho, em Campo Grande.

Durante a coletiva de imprensa na sede do Garras, o delegado afirmou que as investigações continuam, pois ainda precisa saber de detalhes do suposto plano de levar a dupla até Paraguai, inclusive, quem iria recebê-los lá.

Ao todo, sete pessoas foram presas desde a fuga: cinco homens e duas mulheres. Seis pessoas por favorecimento à organização criminosa e uma que estava com mandado de prisão em aberto, se escondendo na casa denominada pela Polícia Civil como “hotel do crime”., onde na quarta-feira o primeiro fugitivo foi encontrado

Prisão do Douglas - Policiais do Garras realizaram a prisão de Douglas em uma casa alugada na região Bairro Jardim Aero Rancho, em Campo Grande. Já Naudiney de Arruda Martins, de 32 anos, foi pego na noite da última quarta-feira (6), no Jardim Campo Alto.

Os dois conseguiram escapara da maneira mias rudimentar possível, usaram uma corda feita de tecido. Conforme a Agepen quatro detentos tentaram fuga, mas dois não conseguiram. No momento da fuga, apenas uma torre tinha policiamento.

Depois de descoberto o caso, os policiais penais fizeram, inclusive, manifestação, pedindo mais efetivo. Segundo eles, cada servidor é responsável hoje pela guarda de cerca de 600 presos no Complexo Penal da Capital.

A fuga ocorreu por volta das 3h30 de segunda-feira (4), pelo muro que dá acesso à rua Indianápolis com auxílio de uma corda. Os presos estavam alojados no Pavilhão 6 da unidade prisional. Os dois presos que foram capturados estão isolados em cela disciplinar e responderão a Padic (Procedimento Administrativo Disciplinar).

Nos siga no Google Notícias