Detentos produzem brinquedos para filhos de mulheres que sofreram violência
Filhos de mulheres, vítimas de violência e que são atendidas pela Casa Abrigo e Centro Especializado de Atendimento à Mulher, ganharam brinquedos pedagógicos produzidos por detentos.
Parte do material, que totaliza 80 unidades, ficará a disposição na brinquedoteca dos dois estabelecimentos e outra foi doada às crianças.
“O projeto é maravilhoso, esses brinquedos vão beneficiar as crianças de mães que sofreram violência. É um trabalho muito bem feito que valoriza o detento que está privado de liberdade, mas não privado de dignidade”, destacou Luciana Azambuja Roca, subsecretária das Políticas Públicas para Mulheres, pasta ligada à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho.
O projeto “Educação Lúdica com Brinquedos Pedagógicos” utiliza sobras de madeira que iriam para o lixo e após trabalho artesanal se transformam em jogos, carrinhos e demais brinquedos que ajudam a reforçar o ensino em escolas públicas de Campo Grande.
O trabalho é feito pelos internos. que recebem redução de um dia na pena para cada três trabalhados.
Para o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, os brinquedos são simples, mas tem um valor social muito grande. “Nosso desafio é possibilitar que o preso saia com novos valores e disposto a mudar realmente de conduta”, ressaltou o diretor.