ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SÁBADO  11    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Em dia de campanha nacional, pais levam filhos para vacinar na Praça Ary Coelho

Durante a ação, autoridades reforçaram a importância da imunização de crianças e adolescentes

Por Mylena Fraiha e Antonio Bispo | 16/09/2023 10:33
Em dia de campanha nacional, pais levam filhos para vacinar na Praça Ary Coelho
Pais e crianças esperam em fila de vacinação, na Praça Ary Coelho, em Campo Grande (Foto: Paulo Francis)

Na manhã deste sábado (16), a Praça Ary Coelho foi um dos principais pontos de vacinação do "Dia D" em Campo Grande. Durante a ação, autoridades reforçaram a importância da imunização de crianças e adolescentes de até 15 anos. Além disso, adultos também foram contemplados com a vacinação contra a gripe e a covid-19.

Preocupados com a saúde dos filhos, pais e responsáveis estiveram na praça nesta manhã para participar da campanha de imunização. Uma dessas mães é a operadora de caixa Viviane Grise, de 31 anos.

Em dia de campanha nacional, pais levam filhos para vacinar na Praça Ary Coelho
Viviane compareceu ao evento com seus quatro filhos (Foto: Paulo Francis)

Viviane é mãe de quatro filhos, incluindo um filho de 11 anos, uma filha de 10 anos, outra filha de 4 anos e um bebê com apenas 2 meses de vida. "É muito importante imunizar, especialmente a pequenininha que nasceu há pouco. Mas vou aproveitar para vacinar os quatro. O que precisar atualizar, vamos fazer", explica.

Em dia de campanha nacional, pais levam filhos para vacinar na Praça Ary Coelho
Thiago compareceu ao evento com seus dois filhos (Foto: Paulo Francis)

O técnico de enfermagem Thiago Cunha dos Anjos, de 36 anos, também compareceu ao mutirão com seus dois filhos, de 9 e 11 anos. Ele enfatizou a necessidade de manter a caderneta de vacinação em dia para garantir a segurança das crianças.

O diretor do Departamento de Imunização e Doenças Imunopreveníveis do Ministério da Saúde, Eder Gatti, também esteve no evento e apontou que o país tem passado por uma queda nos índices de vacinação. “Desde 2015, as coberturas nacionais, elas estão caindo progressivamente ano após ano. Nós chegamos no ano de 2022 com os piores indicadores e para praticamente todas as vacinas do calendário, principalmente das crianças e dos adolescentes”.

Em dia de campanha nacional, pais levam filhos para vacinar na Praça Ary Coelho
Eder Gatti destaca que a vacinação é essencial para proteger toda a população (Foto: Paulo Francis)

Além da desinformação, Eder aponta que diversos fatores que contribuíram com a queda nas coberturas vacinais. “Nós temos agora uma geração que cresceu sem ver paralisia infantil, sem ver sarampo. Eu sou filho de pais que viveram isso e viam a importância na vacinação. Passei isso para os meus filhos, mas muitos não viram não conhecem, não sentem ou não sentiram o medo da doença. Então nós também precisamos comunicar para as pessoas sobre o risco que essas doenças representam”, explica Eder.

O diretor do Ministério da Saúde também destaca que a vacinação é essencial para proteger toda a população, contribuindo para a saúde pública e a prevenção de surtos de doenças evitáveis por vacinação. “Vacinar as nossas crianças é proteger a população. É um ato de cuidado individual, mas também um ato de cuidado coletivo”.

Compromisso - Durante o evento, o governador Eduardo Riedel (PSDB) reforçou a importância da vacinação como uma das tecnologias mais cruciais para a prevenção de diversas doenças. “Nós temos que retomar os índices históricos que o Brasil alcançou”, reforça.

Em dia de campanha nacional, pais levam filhos para vacinar na Praça Ary Coelho
Riedel enfatizou que as vacinas estão disponíveis para garantir resultados positivos em MS (Foto: Paulo Francis)

Riedel também enfatizou que as vacinas e outros recursos estão disponíveis para garantir resultados positivos em MS. “Na pandemia da covid-19, talvez tenhamos batido recordes de eficiência e capacidade operacional. Sempre vemos nos telejornais que Mato Grosso do Sul está em primeiro lugar na distribuição. Isso foi conquistado no dia a dia. Estamos prontos para continuar atuando em parceria com os 79 municípios, garantindo que não haja nenhum problema na distribuição e aplicação para a população".

Além do governador, o evento contou com a presença da prefeita Adriane Lopes (PP), do secretário da Sesau, Sandro Benites, da secretária-adjunta da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Cristiane Maymone; e do deputado federal Geraldo Resende (PSDB).

Cobertura Vacinal - De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), os dados parciais de cobertura vacinal em Campo Grande são motivo de preocupação, pois a maioria das vacinas aplicadas em crianças com menos de um ano não alcançou a meta mínima de 70% de cobertura estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Na Capital, as vacinas para febre amarela estão com apenas 51,35% de cobertura, enquanto a pentavalente está com 52,29%. Diante desse cenário de queda, o “Dia D” da Campanha Nacional de Multivacinação tem como objetivo retomar as altas coberturas vacinais no país.

Em MS, o Dia D da Campanha de Multivacinação ocorrerá em todos os 79 municípios, com o objetivo de incentivar a população a atualizar sua caderneta de vacinação e garantir a imunização contra diversas doenças.

Pontos de vacinação - A vacinação continuará até o final da tarde deste sábado (16) em oito pontos de atendimento em Campo Grande. As unidades de saúde participantes estiveram prontas para o atendimento das 7h às 17h e incluíram as UBSs Dona Neta, 26 de Agosto, Lar do Trabalhador, Universitário, além das USFs Moreninhas e Estrela Dalva.

Adicionalmente, nos shoppings Norte Sul e Bosque dos Ipês, a vacinação ocorreu das 10h às 18h e das 10h às 17h, respectivamente.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias