Em mês de conscientização, secretaria doa 15 pets e inaugura delegacia virtual
Também foi oferecido teste de leishmaniose, vacinação antirrábica e cadastro para castração
Em alusão ao mês de conscientização e combate ao abandono de animais, a Suprova (Superintendência de Políticas Integradas de Proteção à Vida Animal) ligada a Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) realizou neste sábado (14), no Shopping Bosque dos Ipês, o “Dezembro Verde”. O evento está previsto para acabar às 17h.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Em alusão ao Dezembro Verde, mês de conscientização contra o abandono animal, a Suprova realizou um evento em Campo Grande com feira de adoção, atendimento veterinário no Castramóvel e lançamento da Delegacia Virtual Animal para denúncias de maus-tratos. O evento teve grande sucesso, com a adoção de 15 animais e a participação de diversas organizações, buscando combater o abandono, promover a adoção responsável e conscientizar a população sobre os cuidados com animais.
O evento começou às 13h30, e às 14h30, 12 cães filhotes e 3 gatos já haviam sido adotados pelas famílias presentes. Além da Feira de Adoção, a ação também contou com atendimento no Castramóvel, da Prefeitura de Campo Grande.
Na ocasião, foi inaugurada a Delegacia Virtual Animal, que é uma nova funcionalidade no site devir.pc.ms.gov.br para denúncias de maus-tratos de forma prática e ágil.
O professor de Educação Física, Carlos Eduardo Vilalva, saiu de lá contente com sua filhote de apenas 40 dias de vida. Há 3 meses, ele perdeu seu cachorro, que viveu com ele por 9 anos e também era de resgate. “Eu já estava procurando outro cachorro para adotar. Eu estava passeando no shopping com minha filha e vi. Adotar é melhor, tem muitos animais largadinhos por aí”, aconselhou.
A filha complementou dizendo que a cadelinha vai ser chamar Lua. “Eu já tive uma cachorra chamada Sol e agora vou ter a Lua”, disse Carlos.
A dona de casa, Miriam Barbosa, levou os netos para escolher um animal. Foi escolhido uma fêmea, de 45 dias, que vai se chamar Mamá. “Nós viemos mesmo no intuito de adotar. Eles gostam de animais, eu já tenho dois gatinhos filhotes lá em casa”, comentou.
De acordo com o superintendente da Suprova, Carlos Eduardo Rodrigues, dezembro é o maior índice de abandono de animais.
“A gente vê que ainda tem essa brecha de atrocidades acontecendo com os nossos animais, as pessoas vão viajar, as pessoas acabam se mudando, indo pra uma nova vida e, às vezes, esquecendo uma parte da família que também foi a escolha de ter um bichinho [...] Para que a gente possa combater os maus tratos e o abandono de animais e também fazer a promoção da adoção e não da compra”, destacou.
O evento está sendo realizado em parceria com a Liga das Protetoras Independentes; com o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), oferecendo serviços itinerantes de teste de leishmaniose, vacinação antirrábica e cadastro para castração; PMA (Polícia Militar Ambiental); PM (Polícia Militar); e Batalhão de Choque da Polícia Militar.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.
Confira a galeria de imagens: