ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, SEXTA  27    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Em unidade de Saúde, 50 pessoas por hora retiram kit homeopático contra covid

No Polo Ayrton Senna, todos os pacientes que procuram atendimento estão levando a medicação homeopática para casa

Ana Paula Chuva e Liniker Ribeiro | 20/08/2020 16:55
uinta-feiraPacientes retiram medicação no polo Ayrton Sena nesta tarde. (Foto: Marcos Maluf)
Pacientes retiram medicação no polo Ayrton Sena nesta tarde. (Foto: Marcos Maluf)

Após atraso na entrega da medicação homeopática para prevenir os principais sintomas da síndrome gripal, a procura foi enorme nesta quinta-feira. Apenas no polo instalado no Parque Ayrton Senna, no Bairro Aero Rancho, média de 50 pessoas por hora apareceram em busca dos kits indicados para aumentar a imunidade.

A medicação começou a ser distribuída na terça-feira (18), após um atraso na produção nas farmácias, e desde então a procura tem sido alta. Para adultos são entregues, em média, quatro glóbulos e três para crianças menores de cinco anos.

Conforme apurado pelo Campo Grande News, qualquer paciente que procurar o atendimento no polo consegue retirar o medicamento, inclusive, para os familiares. A equipe orienta sobre os sintomas e a forma de tomar o medicamento e o controle é feito através de lista manual com o nome de quem for tomar a medicação.

Mas a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), ressalta que não se trata de um medicamente especifico para covid-19, e sim para prevenir os sintomas gripais, incluindo a covid. “Não é exigido nenhum critério, porque é uma medicação homeopática. Mas a orientação é que a pessoa ligue antes e depois procure a unidade, porém o paciente pode ir à unidade e retirar o medicamento.”, explicou através da assessoria.

Além do polo Ayrton Sena, outras nove unidades de saúde estão distribuindo o atendimento para os pacientes. “São 180 mil doses que foram distribuídas nas unidades de saúde do São Franciso, Parque do Sol, Coophavila II, Batistão, Oliveira, Indubrasil, Moreninha, Itamaracá e Parque do Sol, mas a principio não existe previsão de reposição quando acabar o estoque”,  disse a Sesau.

 Prevenção - A distribuição do medicamento de forma gratuita é uma parceria da AMMS (Associação Médica Homeopática de Mato Grosso do Sul) com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

 De acordo com a médica homeopata Nazira Scaffi o medicamento é capaz de fortalecer o organismo contra o novo coronavírus, que é o causador da covid-19. A síndrome gripal é caracterizada pelo conjunto de sintomas de uma gripe ou resfriado comum - como febre, dor de garganta e coriza -, mas que também podem indicar casos suspeitos de novo coronavírus.

 “Com essa ação nós pretendemos reduzir o agravamento da doença, caso a pessoa tenha a infecção, e também buscamos reduzir a necessidade de internação e da sobrecarga do sistema de saúde”, comentou a médica durante transmissão pelo Facebook.

 Ainda conforme a especialista a produção do medicamento foi patrocinada pelos próprios médicos homeopatas, empresas e por cinco farmácias homeopáticas da Capital: Vital, Homeovitae, Vide Vida, Cassia e Equilibra.

 O medicamento homeopático preventivo da síndrome gripal pode ser utilizado por todas as pessoas de todas as idades e até mesmo em gestantes, pessoas com ou sem sintomas da covid-19, e mesmo estando em tratamento para outras doenças.

Ao Campo Grande News, a médica afirmou ainda que 40 mil doses da medicação foram entregues nas aldeias Terenas de Aquidauana, Nioaque, Miranda, Sidrolândia e Anastácio, além da aldeia urbana em Campo Grande.

"Há duas semanas iniciamos a distribuição. Algum cacique vem até nós e leva para as aldeias da região. Eles discutiram e aceitaram a estratégia", declarou.

Nos siga no Google Notícias