Empresa cancela voo e sugere que passageiros continuem de ônibus por 1,4 mil km
Proposta foi para passageiros irem até Cuiabá de avião, com rota completada de ônibus até Rondônia
Sem resposta e assistência, cerca de 30 passageiros da Azul aguardam no Aeroporto Internacional de Campo Grande, desde às 8 horas deste sábado (16). A proposta da Companhia Aérea Voe Azul foi de levá-los até Cuiabá e depois completar o percurso de ônibus. A questão é que alguns compraram passagem para seguir até Porto Velho (RO), a 1,4 mil quilômetros de distância.
Todos os passageiros são ligados às secretarias de saúde de várias regiões e chegaram na Capital de Mato Grosso do Sul na segunda-feira (11). Eles participaram do Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde, que terminou nesta sexta-feira (15). O embarque de volta para casa estava marcado para 8h35, com 2 conexões: primeiro Cuiabá, depois São Paulo, de onde cada um seguiria aos estados de origem. Mas o voo foi cancelado sem comunicação prévia.
A secretária de Saúde de Monte Negro (RO), Alcione Baeta, de 38 anos, contou que foi informada no check-in que haveria uma hora de atraso no voo. "Então entramos na sala de embarque e informaram que iria ter mais uma hora de atraso. Após as duas horas, eles simplesmente cancelaram o nosso voo".
A passageira pediu posicionamento da companhia aérea, quando recebeu a resposta: "não tem outro voo, vão ter que se virar", contou ao Campo Grande News. "Estão propondo agora levar a gente até Cuiabá e de lá a gente pegar um ônibus até Porto Velho, que é 1,4 mil quilômetros de Cuiabá. Não ofereceram um hotel, nem lotação em outros voos, nada. Ainda falaram que é o que tem, não tem o que fazer, ou é isso ou é nada", completou.
Alcione garante ainda que a companhia continua vendendo passagens a outros passageiros, mas não realocam os que já estão esperando pelo voo que foi cancelado. "O pior não é isso, disseram que o próximo voo só sairia daqui na próxima sexta-feira, mas continuam vendendo passagem com mesmo destino para amanhã. Não estão querendo realocar a gente e todo mundo aqui precisa trabalhar. É ridículo estar indisponibilizando voos em outros horários e não darem assistência para a gente, um desrespeito", pontuou.
A passageira Aldara Araruna, de 32 anos, é de Paraíba e enfrenta o mesmo problema. "Primeiro disseram que atrasou o voo para 9h30, aí 10h30, depois 11h30 e estamos até agora esperando. A Companhia não tem previsão, não fala o motivo do cancelamento, é uma situação constrangedora porque temos uma programação e bagunça tudo. Minha conexão é em Cuiabá e Guarulhos, mas não sei como vai ficar agora", lamenta a mulher.
A secretária executiva do Cosems (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde) de Rondônia, Cristina Mabel, de 38 anos, é moradora de Porto Velho e ponderou: "você deixar 30 pessoas em um ônibus, 24 horas viajando, é impossível".
A secretária defende outra solução. "Se fosse para resolver o problema eles poderiam deixar o mesmo voo que vai nos levar para Cuiabá seguir viagem com a gente até Porto Velho. Estamos lidando com vidas, todos nós termos compromissos, filhos, maridos, reuniões na segunda-feira, e da forma que estamos sendo tratados é desumano e desrespeitoso", completou.
Posicionamento - Em nota, a assessoria de imprensa da companhia Aérea Voe Azul, informou que devido a problemas técnicos na aeronave, o voo AD2816 com destino a Cuiabá decolou com atraso, saindo de Campo Grande 12h55.
A empresa ressalta que prestou toda a assistência necessária, conforme previsto na resolução 400 da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), lamenta os aborrecimentos causados e reforça que medidas como essas são necessárias para garantir a segurança de suas operações.
*Matéria editada 13h37 para acréscimo do posicionamento da companhia aérea.