ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Entulho é removido, mas calçadas seguem obstruídas por conta de obras na Capital

Materiais de construção foram retirados de pontos verificados pela reportagem, mas obstrução continua

Guilherme Correia e Cleber Gellio | 07/07/2022 12:19
Calçada na Rua Bahia com Avenida Afonso Pena está comprometida por conta de obra. (Foto: Cleber Gellio)
Calçada na Rua Bahia com Avenida Afonso Pena está comprometida por conta de obra. (Foto: Cleber Gellio)

Algumas calçadas em Campo Grande seguem obstruídas por conta de obras, nesta quinta-feira (7). Dois trechos verificados pela reportagem há quase duas semanas já não têm entulhos, mas as vias foram destruídas para que novas fossem concretadas.

A Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) informa ao Campo Grande News que, de acordo com o artigo 12 da lei 2909 do Código de Polícia Administrativa, é "proibido o depósito de quaisquer materiais, inclusive de construção, nas vias públicas em geral".

No entanto, "tratando-se de materiais cuja descarga não possa ser feita diretamente no interior dos prédios, será tolerada a descarga e permanência na via pública, atendidas as disposições regulamentares".

Em frente a um restaurante que está sendo edificado na Rua Bahia com a Avenida Afonso Pena, o concreto já começa a ser colocado, mas todo o piso está prejudicado, incluindo a área reservada a pessoas cegas. Os próprios trabalhadores orientam pedestres a desviar e a andar pela rua, que recebeu alguns cones de sinalização.

A recicladora Ana Paula Pereira Santana, de 41 anos, mora no Jardim Los Angeles e foi até o Centro. Após voltar e passar pelo trecho, a pé, ela reclama da situação, mas não avalia que há muitos transtornos. “Nada que impeça”, pontua.

Em um trecho na Rua da Paz, nas proximidades da Rua Rio Grande do Sul, outro empreendimento é feito e a calçada segue com obstruções. Por volta das 11h, havia pouco movimento na região e sem transtornos de pedestres.

Na Rua da Paz, obras ainda atrapalham pedestres. (Foto: Marcos Maluf)
Na Rua da Paz, obras ainda atrapalham pedestres. (Foto: Marcos Maluf)

É proibido - Ao Campo Grande News, o diretor-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Janine de Lima Bruno, havia explicado em matéria publicada no dia 28 que, pela regra, a calçada de uma rua nunca pode ficar bloqueada.

Segundo ele, denúncias podem ser feitas à prefeitura, por meio do telefone 156. Conforme a Semadur, a multa varia entre R$ 1.363,75 e 5.455,00.

(*) Matéria editada às 17h23 para acréscimo de informações.

Nos siga no Google Notícias