Revitalizada no ano passado, arena esportiva é inaugurada no Coophavila II
Local conta com quadra de futebol society de 25×43 metros; duas quadras de vôlei e academia ao ar livre

Moradores do bairro Coophavila II receberam oficialmente da Prefeitura a arena esportiva localizada na praça entre a Avenida Marinha e a Avenida Gunter Hans. O espaço já havia sido revitalizado no ano passado, mas a solenidade de entrega ocorreu na manhã deste sábado (5).
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A praça conta com uma quadra de futebol society de 25×43 metros, com grama sintética; duas quadras de vôlei de areia; área de caminhada e corrida; e academia ao ar livre. O presidente da associação de moradores do Coophavila II, Ivanildo Soares da Silva, explica que a praça era uma reivindicação antiga dos moradores e, com a revitalização e inclusão de mais infraestrutura esportiva, espera-se atrair a comunidade para a prática de esportes.
“A nossa intenção é tirar os adolescentes de dentro de casa, para eles pararem um pouco de mexer no celular e virem aqui praticar esporte. Essa arena recebe mais de 150 meninos e meninas no fim da tarde. A quadra de areia junta cerca de 60 pessoas. Já a pista de caminhada, de manhã cedo, movimenta idosos e também os jovens”, comenta Ivanildo.
O diretor-presidente da Funesp (Fundação Municipal de Esporte), Sandro Benites, destaca que a entrega do espaço também representa uma medida de prevenção ao uso de drogas. “A gente sabe que a atividade física é a maneira mais simples, eficiente — e barata — de ocupar a cabeça do jovem. Não adianta você falar ‘não use drogas’, você tem que dar uma oportunidade para o jovem”.

De acordo com a prefeita Adriane Lopes (PP), foram investidos cerca de R$ 700 mil na obra, com recursos da Prefeitura e do Governo do Estado, que financiou a estrutura da arena. “É um espaço que as crianças já estão utilizando há alguns meses. Podemos perceber que, hoje, a população clama pela inauguração da arena e também da praça esportiva”.
Importante ressaltar que, antes da inauguração, a praça — já utilizada pelos moradores desde o ano passado — chegou a ser ponto de acúmulo de lixo por quase um mês, incluindo podas de árvores, entulho e até um colchão, conforme mostrado em matéria do Campo Grande News. Na ocasião, a Sisep foi acionada e realizou a limpeza do local.
Essa é uma das oito arenas instaladas em Campo Grande dentro do programa “MS Bom de Bola”, que busca atender crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social por meio da prática esportiva. As arenas modulares contam com campo society de 25×43 metros, arquibancada e iluminação de LED.
A próxima inauguração será na segunda-feira (7), nos bairros Itamaracá e Paulo Coelho Machado. A última está prevista para o dia 12, no Coophatrabalho e Zé Pereira.
Mais arenas - Também presente no evento, o secretário da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), Marcelo Miranda, explicou que as inaugurações fazem parte de um total de 112 arenas instaladas em Mato Grosso do Sul.
Segundo ele, ao menos uma arena foi instalada em cada município, e os maiores — como Campo Grande, Dourados, Corumbá, Três Lagoas e Ponta Porã — receberam mais de uma. O foco do projeto é levar infraestrutura para fomentar o esporte e o lazer no Estado.
“A gente entende que a infraestrutura esportiva é fundamental. Fala-se muito de projeto social, de tirar a gurizada da rua, de criar oportunidade de atividade física para os idosos. Mas, se você não tiver uma estrutura adequada, isso não acontece”, comenta Marcelo.
O titular da Setesc também destacou que a escolha pela grama sintética se deu pela baixa necessidade de manutenção. “A durabilidade é alta, com cinco anos de garantia, o que permite uso diário, o dia inteiro — diferente de um campo de grama natural, em que o uso precisa ser controlado. Então, foi um dos projetos mais acertados, e a gente está muito feliz de poder contribuir, finalizando essas oito aqui em Campo Grande”.
Além dos investimentos do Governo Estadual e da Prefeitura, o projeto também conta com emendas parlamentares. O senador Nelson Trad Filho (PSD), que participou da solenidade, confirmou o repasse de R$ 4 milhões para a construção, reforma e ampliação de praças em diversas localidades de Campo Grande.
Também estiveram presentes o secretário da Casa Civil, Eduardo Rocha, que representou o governador Eduardo Riedel (PSDB); vereadores de Campo Grande; o titular da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), Marcelo Miglioli; e o titular da Sear (Secretaria Especial de Articulação Regional), Darci Caldo.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.