ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Estabilidade na carreira é esperança para professores em concurso municipal

Após oito anos, prova será aplicada neste domingo para mais de 20 mil candidatos

Por Antonio Bispo e Clara Farias | 04/02/2024 07:29
Candidatos entrando em um dos locais de prova neste domingo (Foto: Alex Machado)
Candidatos entrando em um dos locais de prova neste domingo (Foto: Alex Machado)

A esperança de estabilidade na carreira e mudança de vida é o que levou milhares de candidatos a prestar o concurso para professor da Reme (Rede Municipal de Ensino de Campo Grande), na manhã deste domingo (4).

Durante a abertura dos portões da Uniderp, um dos locais de provas, o que não faltou foi educador com esperança na aprovação, uma vez que o último concurso municipal aconteceu há oito anos.

Para o professor de Educação Física, Thiago Ramon Lopes, de 40 anos, o maior concorrente nesse processo é ele mesmo. “Faz oito anos que não estava sendo feita, o município abre pouca vaga, e é você contra você, não tem adversário, concorrente. A gente que estuda para concurso faz diversos processos seletivos, então estou me preparando há anos. São somente dez vagas pra educação física. O concurso da prefeitura não é fácil, é mais concorrido. Dez anos atrás ninguém dava valor na educação, ha doze anos o salario do município era maior, agora é o do estado”, disse.

Thiago Ramon, candidato ao cargo de professor para educação física (Foto: Alex Machado)
Thiago Ramon, candidato ao cargo de professor para educação física (Foto: Alex Machado)

Já a doutora em Artes Visuais, Erika Santos, de 35 anos, contou que o concurso é esperado há muito tempo, mas que ela não conseguiu se preparar o suficiente, apesar a expectativa na aprovação.

“Tenho acompanhado alguns grupos de professores, pois já dei aula no município e no momento estava afastada. Fiz os processos seletivos anteriores e tiveram algumas inconsistências. Houve confusão textual em algumas questões e esta banca já houve vazamento de prova. Quando saímos da prova, ela já tinha vazado. A gente não sabe até onde uma banca é relevante”, afirmou.

Para a também professora de educação física, Diohenny Martins Ferreira, de 25 anos, o concurso é a chance de uma vida melhor. “Acho que o Mato Grosso do Sul todo está aqui. Eles querem mudar de vida. É muito melhor ser concursado e ter estabilidade. Essa vida de trabalhar em rede privada é difícil”, contou.

O trânsito na Avenida Ceará, onde está localizada a universidade, chegou a ficar congestionado por diversos minutos com carros parados até o pontilhão da Avenida Afonso Pena. Porém, próximo do horário de fechamento, o movimento no local ficou tranquilo.

Fila de carros que se formou em frente à universidade na manhã deste domingo (Foto: Alex Machado)
Fila de carros que se formou em frente à universidade na manhã deste domingo (Foto: Alex Machado)

Concurso – Com 323 vagas para diversas áreas na educação, o concurso possui salário inicial de R$ 3.671,07. As provas objetivas acontecem na manhã deste domingo para os cargos de professor de Educação Infantil, arte, educação física, língua inglesa, matemática, geografia, história e ciências. O portão fecha às 8h.

No período da tarde é a vez dos candidatos dos anos iniciais do ensino fundamental e de língua portuguesa. Os portões abrem às 13h30 e fecham às 14h30. Ao todo, 20.861 candidatos se inscreveram para o concurso.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias