ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  23    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Consulta ao lote residual do IR estará disponível nesta quarta

Ação ocorre pela internet, por meio do site ou do aplicativo do IR

Por Gustavo Bonotto | 22/04/2025 23:25
Consulta ao lote residual do IR estará disponível nesta quarta
Contribuinte acessa a página do Imposto de Renda. (Foto: Joedson Alves/Agência Brasil)

A Receita Federal vai liberar R$ 4.514.963,15 em restituições do lote residual do IRPF (Imposto de Renda de Pessoas Físicas) para 5.086 contribuintes de Mato Grosso do Sul, neste mês de abril de 2025. A consulta estará disponível a partir das 9h desta quarta-feira (23).

Conforme a nota enviada à imprensa, o pagamento será feito no dia 30 de abril, diretamente na conta bancária informada na declaração, seja por depósito tradicional ou via chave Pix.

O lote residual contempla contribuintes que caíram na malha fina e que, por esse motivo, não receberam nos cinco lotes regulares de restituição. A Receita classifica como "residual" o pagamento feito após os lotes ordinários.

Para consultar, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal, clicar em "Consultar restituição de Imposto de Renda", depois em "Iniciar", informar o CPF e a data de nascimento, e, por fim, clicar em "Consultar". Também é possível acessar as informações por meio do aplicativo da Receita disponível para tablets e smartphones.

A Receita só realiza pagamentos em contas bancárias em nome do titular da declaração. Se houver erro nos dados ou problema na conta, o valor não é depositado. Nesse caso, é possível reagendar o crédito por até um ano após a primeira tentativa.

Se o contribuinte não solicitar o resgate dentro do prazo de um ano, o valor poderá ser requisitado pelo Portal e-CAC, no site da Receita Federal, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda” e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.

Nos siga no Google Notícias