ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Exército monta réplica de ponte da 2ª Guerra Mundial em frente ao Bioparque

Evento faz parte da comemoração dos 80 anos da Força Expedicionária Brasileira que atuou contra o nazifascismo

Por Clara Farias | 26/09/2024 08:21
Reprodução da ponte Bailey montada em frente ao Bioparque Pantanal (Foto: Marcos Maluf)
Reprodução da ponte Bailey montada em frente ao Bioparque Pantanal (Foto: Marcos Maluf)

Os visitantes que comparecerem ao Bioparque Pantanal nesta quinta-feira (26), terão a oportunidade de ver de perto uma amostra da ponte Bailey, usada na 2ª Guerra Mundial. A estrutura faz parte da comemoração dos 80 anos da primeira ação da FEB (Força Expedicionária Brasileira).

O primeiro tenente do 9° Batalhão de Engenharia de Combate, de Aquidauana, Gabriel Braz explica que o batalhão do município participou da ação de combate na Itália, em 1944, e por isso, é significativo. "Hoje vamos ficar o dia inteiro aqui, explicando para os civis a história da ponte e como nosso batalhão atuou", contou.

Segundo ele, a ponte é utilizada para instrução dos militares e eventos, pois não é mais operacional. "A ponte real, de 59 metros, foi feita sobre o Rio Arno e amanhã lançaremos uma outra sobre o Rio Aquidauana em homenagem" explicou. Também serão expostos uniformes idênticos aos utilizados pelos militares na época. A amostra ficará até às 16h no Bioparque.

Conforme o CMO (Comando Militar do Oeste), a ponte permitiu que a FEB atingisse a cidade de Pisa, marcando o início das operações militares no país. No ano seguinte as Forças Aliadas comemoraram a vitória sobre o nazifascismo.

Tenda do exército montada em frente ao Bioparque Pantanal (Foto: Marcos Maluf)
Tenda do exército montada em frente ao Bioparque Pantanal (Foto: Marcos Maluf)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias