Exército monta réplica de ponte da 2ª Guerra Mundial em frente ao Bioparque
Evento faz parte da comemoração dos 80 anos da Força Expedicionária Brasileira que atuou contra o nazifascismo
Os visitantes que comparecerem ao Bioparque Pantanal nesta quinta-feira (26), terão a oportunidade de ver de perto uma amostra da ponte Bailey, usada na 2ª Guerra Mundial. A estrutura faz parte da comemoração dos 80 anos da primeira ação da FEB (Força Expedicionária Brasileira).
O primeiro tenente do 9° Batalhão de Engenharia de Combate, de Aquidauana, Gabriel Braz explica que o batalhão do município participou da ação de combate na Itália, em 1944, e por isso, é significativo. "Hoje vamos ficar o dia inteiro aqui, explicando para os civis a história da ponte e como nosso batalhão atuou", contou.
Segundo ele, a ponte é utilizada para instrução dos militares e eventos, pois não é mais operacional. "A ponte real, de 59 metros, foi feita sobre o Rio Arno e amanhã lançaremos uma outra sobre o Rio Aquidauana em homenagem" explicou. Também serão expostos uniformes idênticos aos utilizados pelos militares na época. A amostra ficará até às 16h no Bioparque.
Conforme o CMO (Comando Militar do Oeste), a ponte permitiu que a FEB atingisse a cidade de Pisa, marcando o início das operações militares no país. No ano seguinte as Forças Aliadas comemoraram a vitória sobre o nazifascismo.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.