ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, SEGUNDA  09    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Família consegue acolhimento em abrigo, após dois dias dormindo na rua

As cinco crianças e os sete adultos aguardavam vaga desde a última quinta-feira

Izabela Cavalcanti e Idaicy Solano | 29/07/2023 10:19
Crianças venezuelanas dormindo em cima de malas, enquanto aguardam vaga em abrigo de Campo Grande (Foto: Alex Machado)
Crianças venezuelanas dormindo em cima de malas, enquanto aguardam vaga em abrigo de Campo Grande (Foto: Alex Machado)

Após longos dois dias de espera por um abrigo, a família com 12 venezuelanos conseguiu vaga no Cedami (Centro de Apoio aos Migrantes) na manhã deste sábado (29). Desde a última quinta-feira (27), as cinco crianças e os sete adultos dormiam na rua enquanto esperavam por um “teto”.

Conforme o coordenador do Centro, Átilla Henrique, o local tem capacidade para receber 20 pessoas e já está com lotação.

“Estamos com 24, 25 pessoas. E mesmo dentro disso, nós vamos disponibilizar essa ajuda pra eles poderem ser atendidos dentro da necessidade deles e conseguir seguir a viagem que eles precisam”, comentou.

Ao Campo Grande News, Olandra Urbaneja, de 26 anos, relatou que estão há dois dias dormindo nas ruas. Olandra relata que a família saiu da Venezuela com o objetivo de chegar ao Rio Grande do Sul, onde tem um primo que reside lá. A motivação para essa mudança é a expectativa de encontrar emprego em uma colheita em uma cidade do interior do Rio Grande do Sul.

Diante da situação, o presidente do São Julião, Carlos Melke, informou que está providenciando camas para aumentar a capacidade do Centro em atender famílias.

"Estamos providenciando mais leitos para aumentarmos nossa capacidade de atendimento aos migrantes. O Cedami tem 39 anos de serviços prestados à cidade e, nesse tempo, a situação migratória é cada vez mais séria e Campo Grande é rota de passagem, principalmente de famílias desabrigadas. Nossa Associação já está aumentando, não só os leitos, como também a compra de insumos e reforçando o pessoal de atendimento às pessoas que nos procuram", pontuou Melke.

Além disso, o Campo Grande News também recebeu diversas mensagens de pessoas interessadas em ajudar a família.

Ajuda – O Cedami oferece três refeições por dia, dormitórios e atende outras necessidades diárias das famílias que lá se instalam por um tempo.

O local é uma entidade filantrópica e foi criado em 1984, por um grupo de voluntários italianos que também colaboravam com o São Julião (Associação de Auxílio e Recuperação dos Hansenianos e de Benfeitores). Eles se mantêm com o apoio dos voluntários da Associação e do Sesc, que fornece refeições aos migrantes acolhidos na casa.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias