ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEXTA  24    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Famílias veem patrola destruindo casas construídas dentro de terreno público

Homens, mulheres e até crianças se juntaram para tirarem às pressas tijolos e os móveis que restaram

Por Izabela Cavalcanti e Clara Farias | 31/10/2024 11:59

Na manhã desta quinta-feira (31), famílias do Portal Caiobá acordaram no susto com uma patrola destruindo as casas dentro de um terreno da Prefeitura de Campo Grande. No local, homens, mulheres e até crianças se juntaram para tirarem às pressas tijolos e os móveis que restaram.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Famílias que estavam construindo casas em um terreno público no Portal Caiobá, em Campo Grande, foram surpreendidas na manhã desta quinta-feira (31) por uma patrola que demoliu suas moradias. Segundo a Semadur, o terreno é de área pública e as famílias invadiram o local recentemente. Os moradores alegam que investiram seus recursos na construção das casas e que não receberam nenhum aviso prévio da demolição. A Prefeitura de Campo Grande ainda não se manifestou sobre o ocorrido.

Equipe de fiscalização da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) está no endereço e confirmou para a reportagem que o terreno é de área pública e que as famílias invadiram nesta semana. A Guarda Civil Metropolitana também está no local.

Segundo um dos funcionários da Semadur, as mesmas pessoas já invadiram outras vezes e foram retiradas, mas que antes não tinham construções.

Famílias veem patrola destruindo casas construídas dentro de terreno público
Criança assiste casa sendo destruída por patrola em terreno da prefeitura (Foto: Marcos Maluf)

Uma das moradoras, a auxiliar de cozinha, Janaina Silva, de 30 anos, explicou que no local havia barracos montados e, agora, estão sendo construídas residências de alvenaria.

“Chegaram com a patrola já derrubando. Não teve aviso prévio, não entregaram documento, só chegaram derrubando”, lamentou.

Famílias veem patrola destruindo casas construídas dentro de terreno público
Janaina aponta para onde estava sendo construída sua casa (Foto: Marcos Maluf)

Ela investiu R$ 3 mil na construção. “Ali está o dinheiro das férias”, disse apontando para a casa.

A cozinheira, Luana Santos, de 25 anos, está há 1 mês no local e gastou R$ 1 mil para comprar os materiais.

“Esse terreno estava todo sujo, agora que a gente limpou para construir nossa casa eles apareceram. A maioria das pessoas pegou até dinheiro emprestado, estão dormindo no meio do mato. Então, fazer isso com a gente é muita injustiça”, disse.

Procurada pelo Campo Grande News, a Emha (Agência Municipal de Habitação) informou que vai averiguar o caso e responderá em breve.

Famílias veem patrola destruindo casas construídas dentro de terreno público
Moradores se juntam para tirar os tijolos de terreno (Foto: Marcos Maluf)

A Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana) esclareceu, por meio da assessoria de imprensa, que atua na fiscalização das áreas públicas. Uma vez constatada a ocupação indevida desses espaços, são tomadas as providências cabíveis ao caso, dentre elas, a remoção de invasores.

"Conforme o Código de Polícia Administrativa – Lei n. 2909, a invasão de área pública trata-se de ato infracional e conforme o Artigo 5º, § 2º se verificada a invasão de logradouro público, o Executivo Municipal promoverá as medidas judiciais cabíveis para pôr fim à mesma", completou a nota.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias