ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, QUINTA  27    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Favela tem energia cortada e comunidade se revolta sem previsão da luz voltar

Na última sexta (25), árvore caiu sobre um dos barracos; em visita, a Defesa Civil condenou mais árvores

Por Lucas Mamédio e Kamila Acântara | 27/01/2025 17:22


Favela tem energia cortada e comunidade se revolta sem previsão da luz voltar
Técnico da Energisa fazendo o trabalho de interrupção do fornecimento (Foto: Osmar Veiga)

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Na segunda-feira (27), a comunidade Cidade dos Anjos, em Campo Grande, teve o fornecimento de energia interrompido devido à queda de uma árvore sobre uma casa e cabos energizados. A Energisa e a Guarda Municipal estão no local para realizar os trabalhos, mas os moradores estão apreensivos com a falta de previsão para o retorno da energia. Desde sexta-feira (24), quando a árvore caiu, algumas famílias estão desalojadas. A falta de energia afeta toda a comunidade, especialmente em um período de altas temperaturas. Os moradores criticam a demora na resolução do problema e reivindicam a poda de outras árvores para evitar novos incidentes. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros já haviam sido acionados, mas a remoção da árvore não foi feita.

Na tarde desta segunda-feira (27), o fornecimento de energia foi totalmente interrompido na comunidade Cidade dos Anjos, localizada no Parque do Lageado, em Campo Grande. A medida faz parte de intervenção para a retirada de uma árvore que caiu sobre barraco, além de outras que também foram condenadas pela Defesa Civil. Nove veículos da concessionária Energisa e uma equipe da Guarda Municipal estão no local para auxiliar nos trabalhos. No entanto, os moradores estão apreensivos com a falta de previsão para o retorno da energia e a resolução do problema.

Desde sexta-feira (24), quando uma chuva intensa derrubou a árvore sobre uma residência, algumas famílias estão vivendo de favor em casas de parentes ou amigos. A moradora Miguela Ferreira, de 45 anos, desabafa sobre a situação precária enfrentada pelas famílias: "Todo mundo picado (pelos mosquitos) e como as crianças vão ficar este tempo inteiro sem luz, sem ventilador ou armazenar nada na geladeira. Vamos perder o pouco que temos."

Favela tem energia cortada e comunidade se revolta sem previsão da luz voltar
Técnico da Energisa fazendo o trabalho de interrupção do fornecimento (Foto: Osmar Veiga)

Segundo a prefeitura, foi a própria Defesa Civil quem acionou a Energisa para realizar o desligamento parcial da rede elétrica, garantindo segurança para que as equipes possam trabalhar. Em nota, a Energisa afirmou que a medida foi necessária para retirar a árvore caída sobre cabos energizados, que representam risco à vida dos moradores. A empresa ainda reforçou a importância de evitar intervenções em circuitos elétricos por conta própria e disponibilizou canais de atendimento, como o WhatsApp Gisa e o aplicativo Energisa On.

Apesar dos esforços, a remoção da árvore e a poda de outras que também oferecem risco ainda não foram realizadas, deixando os moradores inseguros e sem energia. Enquanto um plano de ação é elaborado pelas autoridades, a comunidade pode ficar dias sem energia elétrica e com a incerteza sobre quando o problema será solucionado.

Tarsila Eimori, de 31 anos e mãe de cinco filhos, criticou: "A Defesa Civil condenou quase todas as árvores aqui. Prometeram que no primeiro horário da segunda-feira isso seria resolvido."

Favela tem energia cortada e comunidade se revolta sem previsão da luz voltar
Árvore caída em cima de barracos, na Cidade dos Anjos (Foto: Marcos Maluf)

A interrupção do fornecimento de energia afetou toda a comunidade. Os moradores relatam que a falta de energia compromete a rotina, especialmente em um período de altas temperaturas. Ariani Michelle Vieira, de 39 anos, destaca a indignação com a situação: "O problema começou na sexta. Pedimos ajuda, vieram muitas promessas. Quando chega hoje, cortam a energia da comunidade inteira. Agora sem previsão de voltar."

Além disso, vizinhos reivindicam a poda de outras árvores para evitar novos incidentes. A queda da árvore na sexta-feira já havia sido comunicada às autoridades, mas a remoção não foi feita, mesmo com a presença da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros no local.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias