Fórum de educação infantil é contra volta de crianças para escolas na 2ª feira
Segundo nota divulgada pela entidade, decisão é negligente e favorece interesses empresariais
Marcada para segunda-feira (dia 21), a retomada das aulas presenciais para crianças de até cinco anos em escolas particulares de Campo Grande é reprovada pelo Forumei-MS (Fórum Permanente de Educação Infantil de Mato Grosso do Sul). A posição contrária à volta dos alunos dá o tom de carta aberta divulgada pela entidade.
De acordo com o documento, o retorno desconsidera as especificidades da organização do trabalho pedagógico na educação infantil, na qual os bebês e as crianças pequenas têm direito a uma organização curricular que, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, seja pautada nas interações e brincadeiras.
“Como manter distanciamento físico diante dessas necessidades? Como os professores cuidarão das crianças (alimentá-las, trocá-las) sem estabelecer um contato mais próximo? Como os professores educarão as crianças sem orientá-las sem respeitar a proximidade que essa etapa exige?”, questiona o Fórum Permanente de Educação Infantil de Mato Grosso do Sul.
O retorno às aulas presenciais foi classificado pela entidade como negligente e de "desrespeito aos direitos das crianças de zero a cinco anos, evidenciando que a vida está sendo preterida em favorecimento dos interesses empresariais e econômicos".
Uma das regras para o retorno é de turmas com apenas 30% da capacidade.