Gilmar segue Bernal e promete acabar com congestionamento em 90 dias
O prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte (PP), prometeu, nesta segunda-feira (7), acabar com os congestionamentos no cruzamento das avenidas Mato Grosso e Via Parque, em 90 dias. O antecessor, Alcides Bernal, também prometeu acabar com o problema em três meses, mas acabou sendo cassado e não cumpriu a promessa.
De acordo com Olarte, que assinou hoje convênio com o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) para sinalização na Capital, o objetivo é terminar com o gargalo na região através de uma “solução rápida”.
Apresentada em outubro do ano passado, a intervenção prevê a retirada da rotatória entre as avenidas, sendo instalados semáforos de três tempos e duas alças de acesso com a Mato Grosso. Na época, o custo da obra tinha variação entre R$ 500 mil a R$ 700 mil.
O diretor-presidente da Agetran (Agência Municipal de Trânsito), Jean Saliba, ressalta que o recurso a ser aplicado inicialmente seria próprio e que foi surpreendido hoje pelo prefeito com a possibilidade de convênio com o Detran.
“Vamos licitar isso tão logo seja possível para em 90 dias já estar trabalhando no local. Este é um projeto adaptado as necessidades do momento”, comenta Saliba.
No pacote das intervenções, também está à conversão da Rua Antônio Maria Coelho como mão única no sentido Centro – Bairro até a Via Park, além da construção de um viaduto sobre o cruzamento.
Para Saliba, é preciso ser realista com obras públicas, pois um viaduto leva de três a quatro anos para ser concluído. Por isso, a busca de uma solução com semáforos, além da orientação para que o campo-grandense utilize vias alternativas ao acessar a Via Park, em especial os moradores do Carandá Bosque.
Frustrada – Bernal chegou a prometer, em outubro do ano passado, que os problemas no cruzamento entre a Via Park e Mato Grosso seria solucionados em “no máximo 10 dias”. Contudo, nenhuma intervenção foi realizada.
O projeto do cruzamento já havia sido apresentado pela Agetran (Agência Municipal de Trânsito) e Planurb (Instituto Municipal de Planejamento Urbano). As obras seriam realizadas pela Seintrha (Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação).