Governo apresenta dia 11 proposta de reajuste para servidores estaduais
O governo de Mato Grosso do Sul apresentará no dia 11 de março uma proposta de reajuste salarial a diversas categorias do funcionalismo público estadual. A decisão foi anunciada durante reunião, no começo da tarde desta quinta-feira (25), entre a vice-governadora, Rose Modesto (PSDB), e o Fórum dos Servidores, que representa 20 sindicatos de 42 categorias.
Nesta semana, o Governo do Estado oficializou o reajuste de 11,36% para os professores da rede estadual de ensino. A medida, que chega mesmo em período de crise econômica, coloca Mato Grosso do Sul como o Estado com maior piso salarial para os educadores.
O Fórum de Servidores pediu uma reunião com a vice-governadora para levar demandas das categorias até o governador, Reinaldo Azambuja (PSDB). A entidade representativa, no entanto, não falou em valores, dizendo que a expectativa é conseguir, ao menos, reposição do índice inflacionário a partir de dezembro de 2014.
A vice-governadora garantiu que o governo está empenhado em valorizar as categorias e que o diálogo é muito importante para que esse reajuste seja concretizado. "Na reunião de sexta-feira (11), a tanto o governo quanto os servidores irão apresentar as propostas de reajuste, mas o governo estará de forma muito transparente apresentando todos os números, pois esse é o desejo de todo o governo, e de fato vamos lutar por isso. Pois através do diálogo é que chegaremos a um acordo", explica Rose.
Durante a reunião, que contou com representantes de classes como SINTSS-MS (Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social de MS) e ABSSMS (Associação Beneficiente dos Subtenentes, Sargentos e Oficiais oriundos do quadro de Sargentos Policiais e Bombeiros Militares do MS), o pedido foi para que o Governo do Estado valorizasse as classes. Atualmente, o Estado possui 56 mil servidores públicos e o último reajuste foi concedido em dezembro de 2014.
Atualmente, o Fórum dos Servidores possui 20 sindicatos representativos, mas ao todo são 42 categorias de servidores públicos. Nesse fórum possui as representaçãoes das principais categorias como Educação, Saúde e Segurança Pública. Já a base sindical do fórum congrega cerca de 45 mil servidores públicos.