Hospital Regional volta a fazer cirurgias bariátricas em agosto
São mais de 500 pessoas aguardando na fila de espera do SUS (Sistema Único de Saúde) no Estado
O Hospital Regional voltará a fazer cirurgias bariátricas a partir de agosto deste ano. O atendimento será a pacientes encaminhados pelas unidades básicas de saúde e os já regulados. A expectativa é realizar aproximadamente 16 cirurgias por mês.
Habilitado desde 2007 para realizar o procedimento, o Hospital Regional suspendeu as cirurgias bariátricas por quase quatro anos devido à falta de estrutura adequada e profissionais especializados na área.
As consultas já começaram a ser realizadas, mas os pacientes passarão por avaliações criteriosas antes dos procedimentos, conforme explicou o cirurgião bariátrico Luis Fernandes Ferreira, que compõe a equipe do Regional.
Os pacientes só poderão ser admitidos para a cirurgia se estiverem com até 45 kg/m² de IMC (Índice de Massa Corporal) e peso máximo de 150 kg. “Nossas consultas já tiveram início, porém o paciente precisa passar por avaliações criteriosas, como exames de risco cirúrgico entre outros procedimentos para, então, acontecer a cirurgia. Esse paciente será acompanhado inclusive no pós-cirúrgico por um ano, para garantir o sucesso do procedimento”, ressaltou o cirurgião.
Em março desse ano, o Governo do Estado conseguiu reativar o serviço após inúmeras avaliações, entre elas estrutural. Atualmente, são mais de 500 pessoas aguardando na fila de espera do SUS (Sistema Único de Saúde) no Estado.