ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, TERÇA  03    CAMPO GRANDE 27º

Capital

HU terá recursos para atendimento especializado em transição de gênero

Última vez que o hospital foi habilitado pelo Ministério da Saúde foi em 2017

Por Geniffer Valeriano | 24/06/2024 13:59
Corredor do setor de atendimento a transexuais no Humap (Foto: Divulgação)
Corredor do setor de atendimento a transexuais no Humap (Foto: Divulgação)

Após sete anos, o Humap-UFMS (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian) volta a ser habilitado pelo Ministério da Saúde para atendimento especializado no processo transexualizador, ou seja, transição de gênero. A última habilitação do hospital foi realizada em 2017.

Após ser habilitado, na última sexta-feira (19), o Hospital Universitário passará a receber anualmente R$ 435.540,48. A medida passou a valer assim que a publicação da portaria foi assinada. Conforme divulgado, serão pagos retroativos a partir do mês de abril de 2024.

O recurso disponibilizado pelo FAEC (Fundo de Ações Estratégicas e Compensação) será transferido ao Fundo Municipal de Saúde de Campo Grande para custear tratamentos de média e alta complexidade destinados à atenção à saúde da população transexual.

A portaria foi assinada pela Ministra da Saúde Nísia Trindade Lima, seguindo as normativas e regulamentos da Portaria SAS/MS nº 457, de 2008, e as Portarias de Consolidação GM/MS nº 2 e 6, de 2017, que regulamentam as diretrizes para a saúde integral de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias