Inauguração de UPA no Jardim Leblon é adiada para o dia 11 de abril
Previsão é que unidade começasse a funcionar nesta quarta-feira (30)
Com data de inauguração prevista para esta quarta-feira (30), a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Leblon ainda não vai começar a funcionar. De acordo com o Conselho Municipal de Saúde, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) remarcou para o dia 11 de abril a abertura oficial da nova unidade.
A obra, que teve início em 2012, mas foi abandonada duas vezes e retomada há cerca de quatro meses, custou mais de R$ 3,4 milhões, em recursos da Prefeitura e do Governo Federal, pelo PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento).
O prédio passa por ajustes estruturais – para receber equipamentos e mobiliário – e alguns setores já estão prontos, a espera dos móveis e equipamentos como a rouparia, farmácia e o setor de observação, e em algumas salas os aparelhos de ar condicionado já foram instalados.
De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Ivandro Fonseca, quando a unidade inaugurar, o CRS (Centro Regional de Saúde) do Guanandi não vai fechar, ele vai ser reformado e transformado em UBS (Unidade Básica de Saúde), com terceito turno ambulatorial das 17h as 21h.
"Temos também um projeto futuro de transformar a unidade em CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) Infantil e também em Centro de Especialidades Infantis, mais isso ainda depende de recursos e da aprovação do Conselho Municipal de Saúde", explicou.
Outra unidade de saúde da mesma região, a UBS Dona Neta também será reestruturada para ter atendimento do terceiro turno.
UPA Santa Mônica – De acordo com a Sesau, a UPA do bairro Santa Mônica, com inauguração prevista para o dia 11 de abril, não tem uma nova data para ser entregue. A obra iniciou em 2012, junto com a do Jardim Leblon.