Incêndio que dura mais de 5 horas atravessa avenida e pode chegar a cemitério
Bombeiros tentam desde as 10 horas controlar as chamas, mas há vários focos de fogo
Incêndio que dura há pelo menos 5 horas tomou conta de terrenos às margens da BR-060, na saída para Sidrolândia e está muito próximo do Cemitério Jardim da Paz. Uma pessoa que trabalha no local e prefere não ser identificada conta que o fogo começou no final da manhã desta sexta-feira (18) e se alastrou rapidamente por conta do vento.
As chamas teriam iniciado ao lado do terreno do frigorífico da JBS. Ainda foi dito que pouco antes do almoço as chamas cessaram, mas logo retornaram. Essa seria a primeira vez que um incêndio dessa proporção atinge a região.
Após queimar toda a vegetação do frigorífico, o incêndio passou para a área ao lado e já beira o cemitério. Mesmo com chamas altas e com fumaça densa, a pessoa que trabalha no local afirma que às 14 horas houve um sepultamento.
“Estou com um pano no nariz porque meu nariz está sangrando, mas a gente não tem autorização para ir embora. Somos em nove funcionários, eu estou aqui na frente então não sei como está o pessoal lá atrás”, disse.
Sem ter equipe de brigada de incêndio no cemitério, os funcionários evitam ficar perto das chamas. Ainda foi relatado pelos funcionários que receiam inalar a fumaça preta que está saindo da vegetação. “A fumaça é tóxica e vai que ela fica colada em nosso pulmão”.
Para a reportagem que foi até o local, Carlos Pontes, de 50 anos, proprietário de uma empresa de paisagismo que realizava serviços no cemitério, relatou que as chamas começaram a se aproximar do lugar por volta das 12 horas. Também foi dito que o fogo chegou a entrar na propriedade, por isso ele e seus funcionários precisaram retirar as plantas que haviam plantado há pouco tempo.
A reportagem procurou os responsáveis pelo Cemitério Jardim da Paz e foi informada que os funcionários haviam sido liberados, mas a ligação foi encerrada por eles logo em seguida. A JBS também foi procurada, mas no momento em que ligamos o responsável não estava na empresa.
Se espalhando com grande velocidade, o fogo já chegou ao outro lado da rodovia. Com a visibilidade prejudicada por conta da fumaça densa, muitos motoristas estão parando, enquanto outros fazem o retorno. Porém, ainda há alguns condutores que se arriscam passando pela fumaça.
Conforme informado pelo tenente Felipe Bandeira, do Corpo de Bombeiros, as equipes estão desde as 10 horas da manhã tentando combater o incêndio, mas não conseguiram por conta do vento. Também foi dito que não possuem noção de quantas áreas foram queimadas, mas são muitos hectares.
“Disseram que [o fogo] começou no trilho, mas não conseguimos achar pelas chamas terem se espalhado rapidamente. O ponto mais crítico é na JBS por conta dos produtos inflamáveis que estão lá”, pontuou.
Para o combate ao incêndio foram deslocadas quatro viaturas. Com muitos focos de fogo e com casas próximas, os militares continuam pelo local tentando fazer o controle das chamas.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.