Infraero conclui reforma de pista, mas "engaveta" ampliação de aeroporto
A Infraero promete concluir totalmente a reforma da pista do Aeroporto Internacional de Campo Grande até 1º de dezembro deste ano. Durante a apresentação da reforma, o órgão condicionou o investimento de R$ 500 milhões no projeto para dobrar a capacidade do aeródromo, previsto anteriormente, à realização de novos estudos sobre a viabilidade técnica e econômica.
No entanto, o restante da obra será executado durante a madrugada e cinco dos seis vôos noturnos já voltaram a operar normalmente na segunda-feira (17).
Nesta sexta-feira (21), o superintendente regional da Infraero, Luiz Gustavo Schild, apresentou o resultado dos investimentos de R$ 13 milhões. Foram executados grooving (ranhuras na pista para o escoamento de água) e taxiway (trecho utilizado para a manobra das aeronaves) numa extensão de 2,6 mil metros.
No entanto, como é normal na execução desse tipo de serviço, segundo o dirigente, operários vão continuar trabalhando no local para tampar fissuras na pista. São 10 remendos que serão corrigidos em quatro dias, com duração de duas a três horas por dia e no período da madrugada. A previsão é concluir 100% dos trabalhos até 1º de dezembro deste ano.
Com a conclusão dos trabalhos, segundo Schild, a pista do aeroporto da Capital será uma das mais seguras do Brasil. “A pista tem uma capacidade fantástica de escoamento”, garantiu.
Apesar da pista estar liberada desde de segunda-feira, somente cinco dos seis vôos realizados entre 21h e 6h voltaram ao normal. No entanto, o retorno do sexto voo depende apenas da companhia aérea.
Diariamente, o Aeroporto Internacional de Campo Grande registra o movimento de 5 mil passageiros.
Na gaveta - O superintendente regional da Infraero vê a necessidade de se ampliar o aeroporto no futuro. No entanto, ele condicionou o projeto a realização de estudos técnicos e sobre a viabilidade econômica do projeto.
Schild nem ao menos mencionou o projeto apresentado pela Infraero em 2008, que era ampliar a área destinada ao aeroporto de 800 para 1,8 mil hectares.
O governador André Puccinelli (PMDB) chegou a desapropriar, em 2010, uma área de mil hectares para a implementação do novo aeroporto para a Capital, mas a proposta ainda não saiu do papel. O Governo pretendia pagar R$ 20 milhões pelo imóvel.
O assunto foi tema de várias reuniões entre o Governo, a Infraero e o Ministério da Defesa.