Instalação de LED segue paralisada, com 16 mil lâmpadas no estoque
O prefeito Alcides Bernal (PP) afirmou que 16 mil lâmpadas de LED estão em estoque aguardando o fim da suspensão imposta pelo TCE-MS (Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul) para serem instaladas. “A população tem me pedido a instalação dessas lâmpadas”, afirmou, após entrega de prêmios do IPTU, na manhã de sexta-feira (22).
O TCE ainda avalia recurso da Prefeitura. “Essa suspensão só atrapalha a vida da população”, reclama Bernal.
O Tribunal diz não ter pressa na analise que deve ser cuidadosa. “O TCE está zelando pela efetividade do dinheiro público”, informou a assessoria do órgão.
Substituição – A implantação das lâmpadas de LED, que começou no início de setembro, é resultado de licitação promovida pela Associação dos Municípios da Bacia do Médio São Francisco. A empresa Solar foi a vencedora, na modalidade menor preço. O valor total do contrato é de R$ 33,8 milhões, para troca de 30 mil lâmpadas em Campo Grande.
A pedido da Câmara Municipal de Campo Grande, o TCE solicitou o cancelamento de toda a instalação até que licitação seja analisada em detalhes, já que pode gerar "desperdício" de recursos.
Segundo o órgão, há indícios de irregularidades na contratação dos serviços da empresa Solar. O Tribunal alega que este serviço não se trata apenas de uma simples reposição de lâmpadas e sim uma alteração no sistema de "rede de iluminação", portanto não podendo "pegar carona" em licitação alheia, da Associação dos Municípios da Bacia do Médio São Francisco.