“Insuportável”, reclamam clientes e vizinhos sobre mau cheiro em lotérica
Mau odor do estabelecimento vem da criação de gatos, segundo testemunhas
Moradores e comerciantes tem reclamado de mau cheiro em uma lotérica, localizada na esquina da Rua Rui Barbosa, com a Rua Roberto Spengler, no Jardim Monte Líbano, em Campo Grande. O odor “insuportável” do estabelecimento, segundo quem frequenta o local, vem da criação de gatos.
"E só tem piorado. Eu pagava contas, jogava, porque a localização é boa. Mas não dá pra entrar mais. A dona dá fígado para os gatos, uns 15, naõ sei se são dela ou se ela alimenta os da rua, mas o cheiro de carniça é terrível. Tenho dó dos funcionários que são obrigados a aguentar", diz leitora que reclamou do problema e pediu para não ser identificada, por conta da relação de anos com a lotérica.
Embora o espaço esteja sempre limpo, o cheiro se tornou incômodo, sendo percebido até mesmo do lado de fora, na rua. O estabelecimento é gerenciado por Sueli Brandt, de 70 anos, que garante criar apenas 2 gatos em sua residência, localizada ao lado da lotérica, na Rua Roberto Spengler.
Ao Campo Grande News, um morador da região que também pediu para não se identificar, afirmou que lida diariamente com o mau odor. "Estamos aqui há anos, e diariamente é esse cheiro insuportável aqui. Temos que conviver com isso. Diversas denúncias já foram feitas contra ela, e ela não se prontifica em melhorar a situação. Ontem mesmo a polícia esteve aí. Quando bate o sol, os gatos acabam fazendo cocô, o que piora o cheiro".
Um comerciante, que também preferiu não revelar sua identidade, comentou que o mau cheiro tem atrapalhado a clientela na região. “Graças a Deus que denunciaram. Não estamos mais aguentando isso. Temos que lidar diariamente com o cheiro, sem falar que ela implica com quem estaciona próximo da lotérica, expulsa os veículos de quem não é cliente".
Explicações - Há 50 anos na administração da lotérica, Sueli afirma que o problema não está relacionado aos gatos ou à higiene da lotérica. Ela argumenta que a culpa reside no sistema de esgoto da região. "O pessoal não tem o que fazer e querem recompensa. A culpa é do esgoto. Porque a Prefeitura colocou umas anilhas muito pequenas e o esgoto não passa direito".
Sueli passa grande parte de seu dia na lotérica e afirma que o mau cheiro começou há pouco tempo. “Tenho esses dois gatos e os dois têm 3 anos de idade. As reclamações de mau cheiro começaram há uns 15 dias e foram só duas”, explica.
A reportagem entrou em contato com a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) e com a Águas Guariroba para saber se equipes foram solicitadas para fiscalizar o local e aferir se há problemas na rede de esgoto.
A assessoria da Águas Guariroba afirmou que não utilizam anilhas em redes de esgoto e que não receberam reclamações sobre o mau cheiro.
Já a Semadur informa que está realizando o levantamento para identificar a origem do odor relatado pelos moradores do local.
[**] Matéria editada às 16h57 do dia 5 de outubro de 2023 para acréscimo de informações.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.