Ladrão do Corsa é preso e Choque derruba esquema de furto de casas
Com passagens por homicídio, 'Mateuzinho' foi detido pelos policiais militares após ter imagens de seu carro divulgadas na internet ao ser flagrado por câmeras durante ação na região oeste da Capital
Policiais militares do Batalhão de Choque prenderam, na madrugada desta sexta-feira (28), um jovem acusado de ser um dos maiores autores de furto a residências de Campo Grande nos últimos meses. No Jardim Aero Rancho, região sul da Capital, as equipes o localizaram junto do Corsa vermelho, carro que ganhou notoriedade pelas constantes participações em crimes do tipo.
Sua detenção levou as equipes a estourarem, no mesmo bairro, um depósito com armas e mais de 40 objetos frutos de ações criminosas que foram recuperados.
Há pelo menos dois meses que Matheus Santana de Matos, 22 anos, é procurado. ‘Mateuzinho’, como é chamado, foi identificado em imagens de câmeras de segurança de pelo menos cinco crimes de invasão de casas.
Ele era o motorista do veículo sempre citado por vítimas e que chegou a ter sua foto divulgada na internet por campo-grandenses na última segunda-feira, por um morador da Vila Marli, região oeste da Capital, que teve sua casa invadida.
Investigações levaram os policiais ao endereço de ‘Mateuzinho’. Ele foi preso quando deixava sua casa no famoso veículo, armado com um revólver calibre ponto 38.
Sem alternativas e com um mandado de prisão em aberto por ser foragido da Justiça, Matos confessou a autoria nos crimes. Durante buscas na sua casa, os policiais encontraram um verdadeiro arsenal de armas, pistola calibre ponto 45, de uso restrito, e duas espingardas de pressão adaptadas para serem usadas com munição de verdade.
Em seu depoimento, ‘Mateuzinho’ não entregou os comparsas. Disse não conhecê-los pelos verdadeiros nomes e que os encontros eram marcados pelo telefone, em locais públicos. Mas levou os PMs até o receptor.
André Espinosa Vieira, 30, mantinha um depósito em sua casa, com diversos itens apreendidos que podem ser de origem criminosa. A lista vai de aparelhos de ar-condicionado a video-games, passando por jóias, celulares e notebooks.
A dupla foi levada à Depac (Delegacia de pronto Atendimento Comunitário) da Vila Piratininga, onde foram indiciados por furto e receptação. ‘Mateuzinho’ tem um currículo extenso no crime. Como adolescente, possui passagens que vão desde roubo e tráfico até a tentativa de homicídio. Depois de adulto, acumula duas acusações de homicídio. Ainda não foi condenado em nenhuma e era considerado foragido por esses crimes.