Libras será critério de desempate em concursos públicos na Capital
Projeto passa a valer a partir desta segunda-feira e pretende sanar falta de intérpretes em órgão públicos
A partir desta segunda-feira (9), Campo Grande terá a capacitação em Libras (Língua Brasileira de Sinais) como critério de desempate em concursos públicos realizados na Capital. O Projeto de Lei n. 7.127 foi sancionado pela prefeita Adriane Lopes e publicado no Diário Oficial Digital do município, na última sexta-feira, (6). A medida vale tanto para processos seletivos feitos por órgãos da administração pública direta quanto indireta.
Será exigido dos candidatos que o conhecimento seja comprovado com base no Decreto Federal n.º 5.626 de 22 de dezembro de 2005, e com o regulamento da Libras.
O vereador André Luis Soares da Fonseca, conhecido como professor André (Rede), autor do projeto, destaca que a proposta pretende ser mais um recurso para sanar a falta de intérpretes em órgão públicos.
Segundo ele, a ausência prejudica o acesso aos portadores de deficiência auditiva e bens e serviço. “Impede que ele tenha uma vida autônoma e digna na sociedade, garantindo assim o reconhecimento e legitimação desta forma de comunicação”.
Ele acrescenta que a presença de profissionais tradutores e intérpretes de língua de sinais com conhecimento teórico-prático é importante para a demanda de intermediários na comunicação entre surdos e ouvintes nos mais variados campos da administração pública.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.