Licitação para contratar gestor do Aquário do Pantanal sai em 15 dias
O governo estadual deve lançar em 15 dias o edital de licitação para que a iniciativa privada assuma a gestão do Centro de Pesquisa e de Reabilitação da Ictiofauna Pantaneira, o Aquário do Pantanal, que é construído em Campo Grande.
“O governador autorizou a licitação para a concessão e já estamos ultimando os preparativos do edital. Devemos publicar o anúncio em 15 dias”, afirma o titular da Semac (Secretaria de Meio Ambiente, Planejamento, Ciência e Tecnologia), Carlos Alberto Negreiros Said Menezes. Após a publicação, as propostas serão entregues no prazo de 30 dias.
Da empresa, serão exigidos experiência no ramo e capacidade financeira. O prazo da concessão ainda é discutido, mas pode ser de 20 a 25 anos. “Será montada uma bilheteria. Nós vamos interagir para que seja a menor possível para o usuário. Há outras receitas que pode explorar, como o restaurante e eventos”, afirma Carlos Alberto.
Não será cobrada outorga, ou seja, um valor mínimo para que as empresas participem. “O Estado não vai ter ganho, só não abro mão da Embrapa Pantanal e da UEMS palpitarem”, afirmou o governador André Puccinelli (PMDB), na última sexta-feira, em entrevista exclusiva ao Campo Grande News. Outra condição é que tenha dias de visitas gratuitas para alunos de escolas públicas.
A obra física e equipamentos vão custar R$ 155 milhões. “Não é um aquário, é um centro de estudo e pesquisa da ictiofauna. Tinham 263 espécies conhecidas. Hoje, são 269. Estimula o conhecimento. O mundo vai saber que em Mato Grosso do Sul, em sua capital, em Campo Grande , existe o centro, vulgarmente conhecido como Aquário do Pantanal. Vai fazer essa relação”, diz o governador, sobre a projeção que será dada ao Estado.
Biodiversidade – A previsão é de término até dezembro. “Os acrílicos estão chegando para montar os últimos aquários. Acaba em dezembro se Deus quiser, se ninguém atrapalhar”, afirma o titular da Semac.
As peças vêm dos Estados Unidos e devem chegar a Campo Grande até o dia 15 de setembro. Em maio, foi colocada a primeira placa de acrílico, uma gigante de 22 toneladas, 22 centímetros de espessuras e dimensões de 6,15 metros por 9,15 metros.
O empreendimento terá uma bionave, para que o visitante se sinta em meio ao Pantanal, ao lado dos peixes do rio Paraguai. Um tanque de 70 metros vai abrigar 12,5 mil peixes de 135 espécies. Com área de 18.635,90 metros quadrados, o local também terá museu interativo e base de estudo da biodiversidade. Em formato de elipse, o Aquário do Pantanal foi projetado pelo arquiteto Ruy Ohtake
A obra congrega tecnologia de diversos países. A estrutura metálica veio da Espanha; o forro e a cobertura de Portugal e a filtragem terá consultoria dos responsáveis pelo Aquário de Valência (Espanha). A construção teve início em 2011.