ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, DOMINGO  24    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Mais de R$ 600 mil em multas contra supermercados foram aplicadas neste ano

Mês de abril foi o que mais teve ocorrência, segundo levantamento do Procon Estadual

Ana Oshiro | 12/11/2021 09:41
Funcionários do Procon Estadual durante fiscalização em mercado. (Foto: Divulgação)
Funcionários do Procon Estadual durante fiscalização em mercado. (Foto: Divulgação)

Empresas ligadas  ao setor da alimentação, como atacadistas, hipermercados, supermercados e até mercearias localizadas em bairros da Capital, já receberam mais de R$ 600 mil em multas por irregularidades em 2021, de acordo com levantamento do Procon Estadual, divulgado nesta sexta-feira (12).

Entre janeiro e outubro deste ano, não houve  mês em que não houvesse autuação de estabelecimentos desse ramo. Ao todo, foram R$ 606.307,85 em multas. O mês de abril se destaca com 16 ocorrências, seguido de março e janeiro.

Já o menor registro ocorreu em agosto, com apenas dois casos. Entretanto, não é a quantidade de autuações mas sim, a gravidade das irregularidades em relação às regras de defesa do consumidor, que determina o montante em multas aplicadas.

De acordo com o levantamento, as irregularidades ocorreram tanto em atacadistas ou redes de lojas, como em mercados de pequeno porte, nas mais diferentes regiões de Campo Grande. Além de fiscalizações, as multas também foram aplicadas após denúncias de consumidores, demonstrando a importância do cidadão estar atento quando realiza suas compras.

No rol de estabelecimentos, os que mais apareceram nos registros mensais foram a rede de Supermercados Pires, o Hipermercado Extra e o Carrefour. Entretanto, dezenas de unidades comerciais menores também fazem parte da lista de locais onde foram flagradas irregularidades, após o Procon estadual receber denúncias de consumidores.

Denúncias - Todo cidadão que se sentir lesado em sua relação de consumo, tem à disposição um número de telefone para denunciar problema. Basta discar 151. O Procon/MS está à disposição das 07h às 18h30, de segunda a sexta-feira.

Nos siga no Google Notícias