Me cadastrei por idade, mas o grupo prioritário chegou antes; devo atualizar?
Quando o grupo prioritário chega antes da idade, público precisa atualizar cadastro, diz Sesau
Com a abertura da vacinação para grupos prioritários entre as idades, tem quem precise atualizar os dados antes de ir a um posto tomar a dose contra a covid-19. Isso porque é preciso que o cadastro traga as informações atualizadas do público-alvo quando o calendário for de grupo prioritário.
Por exemplo, trabalhadores industriais a partir dos 22 anos, é o grupo prioritário aberto hoje para vacinação em Campo Grande. Quem já havia feito o cadastro por idade precisa atualizar as informações colocando o comprovante necessário, neste caso: holerite, carteira de trabalho e até mesmo crachá da empresa.
O cadastro feito previamente facilita na identificação do público e é o que possibilita que a vacina seja aplicada mais rapidamente. As informações dadas ali funcionam também como um "Censo", já que pelo cadastro da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) consegue definir quantas doses serão necessárias para imunizar um determinado público.
Segundo a assessoria de imprensa da secretaria, quando acontece da idade chegar primeiro que o grupo prioritário, não há necessidade de atualização. Mas ao contrário sim. "Vale o cadastro que estiver em vigência, mas se como hoje está vacinando trabalhador industrial a partir de 22 anos e ele fez cadastro por idade, precisa fazer a alteração para entrar como grupo prioritário", explicou a assessoria.
A alteração do cadastro é bem simples de fazer, basta acessar o: http://vacina.campogrande.ms.gov.br/ e clicar em "Já sou cadastrado" (Atualizar Informações/Carteira Digital) no segundo botão que aparece, na cor verde.
Na página seguinte, você precisará informar seu CPF e senha, e em seguida atualizar o cadastro.
A Sesau orienta para que o grupo prioritário faça a alteração para agilizar a vacina nos pontos. Sem alterar o cadastro, o cidadão até pode conseguir, mas vai demorar mais porque vai precisar alterar ali, na boca da vacina, o cadastro.
"Ele vai ter que levar documentos que comprovem que faz parte do determinado grupo para ser anexado, e isso pode acabar demorando um pouco mais, por isso orientamos de fazer essa alteração previamente", exemplifica a assessoria.
Quando a idade chega, quem for vacinar, mesmo que esteja cadastrado em outro grupo, pode ir sem precisar alterar, já que basta apresentar apenas o documento de identidade oficial com foto.
"Me cadastrei num grupo, mas hoje abriu para 36 anos, vamos supor, então eu não preciso necessariamente alterar, é só apresentar meu documento que comprove que estou naquela faixa etária", explica a Sesau.
Hoje estão sendo vacinados trabalhadores industriais a partir de 22 anos e segunda dose para quem tomou a primeira de Coronavac até o dia 19 de junho e Pfizer até dia 12 de maio.