Mecânico preso quando pintava placas fakes de veículos é solto sob fiança
Mecânico passou por audiência de custódia na manhã desta quarta-feira
José de Lourdes Ribeiro, mecânico conhecido como "Zé das placas", de 59 anos, preso ao ser flagrado confeccionando placas ilegais na oficina que funciona na Vila Nossa Senhora das Graças, em Campo Grande, conseguiu liberdade provisória após audiência de custódia sob fiança nesta quarta-feira (22). A prisão dele foi realizada na segunda-feira (20).
O advogado, Bruno Thiago do Nascimento, já havia feito o pedido de liberdade provisória. No texto ao judiciário, sustentou que o suspeito tem residencia fixa, trabalho comprovado, é réu primário e possui bons antecedentes. "(...) não se apresenta como medida justa o encarceramento de pessoa cuja conduta sempre pautou na honestidade e no trabalho".
Ainda, o advogado afirma que o mecânico apenas pinta placas. A fiança estipulada pela Justiça de Mato Grosso do Sul é de dois salários mínimos e que já está sendo agilizada pela família de José.
Entenda - Segundo boletim de ocorrência, o mecânico já era investigado pela Defurv (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos). A equipe apurou que criminosos responsáveis por furtar e roubar veículos estariam usando placas falsas para transformá-los em “regulares". Ao todo, foram quatro meses de investigação para identificar o responsável por fabricar esses sinais identificadores.
Os agentes da polícia estiveram no local e foram recebidos por "Zé", que afirmou trabalhar com reparos de placas. Contudo, não tinha autorização do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul).
Os investigadores fizeram vistoria na oficina e constataram que, na verdade, o homem confeccionava as placas de veículos. Foram encontradas diversas delas sem gravação, adesivos com a mesma fonte das usadas em placas originais, tarjetas de identificação e arames do lacre. O número de materiais apreendidos não foi divulgado.
"Zé das placas" afirmou que compra as placas virgens pela internet, grava na oficina e as revende. A perícia foi acionada e realizou levantamentos necessários no local. O mecânico acabou preso em flagrante por "adulteração de sinal identificador de veículo".
Ainda conforme a Polícia Civil, a prisão faz parte da operação Metrópole deflagrada pela Defurv e tem objetivo de intensificar o combate aos crimes de furto, roubo e receptação de veículos. A ação tem caráter permanente.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.