Moradores esperam segurança com ampliação de ciclovia na Gury Marques
Licitação da obra foi aberta nesta sexta-feira e empresa será escolhida em 24 de abril
A Prefeitura de Campo Grande abriu licitação para ampliação de ciclovia na Avenida Gury Marques, no Bairro Universitário, nesta sexta-feira (17), e moradores da região acreditam que a obra deverá garantir mais segurança aos ciclistas, bem como aumentar o fluxo de pessoas na área.
A iluminação na via já está reformada e as obras deverão ser feitas sobre o canteiro, que já é utilizado por ciclistas - tanto que um caminho de terra foi aberto em local próximo ao Fort Atacadista. Na região mais próxima do Terminal Rodoviário, vários trechos de ciclovia estão incompletos.
Para o vendedor Wender Noronha, de 37 anos, a ampliação melhora o trânsito na região e dará mais segurança. Natural de Goiânia (GO), ele relata que vivia em uma cidade com muitas ciclovias e, inclusive, já notou que outras capitais como Brasília (DF) e São Paulo (SP) também possuem.
"Os meninos gostam de pedalar bastante, então há um investimento bem alto. Aqui também estão implementando agora e vai ser legal. Atualmente, é um espaço curto para quem pedala, mas vai fazendo e melhorando. É melhor do que não ter”, afirmou Wender.
O trecho total vai contemplar cerca de 2 quilômetros, entre o Fort Atacadista e a garagem da Viação Cidade Morena. A construção completará o trecho que termina próximo à rotatória.
Profissional de serviços gerais, Ozias Pereira, de 64 anos, também espera por melhorias com esta obra. “Eu acho boa, importante. Vai trazer mais segurança para o ciclista, sem dúvida. É importante para os ciclistas andarem na avenida".
Comerciante em uma barraca de caldo de cana, Fabiana Lopes, de 36 anos, acredita que o movimento de clientes vai aumentar com a implantação. “Eu quase não ando, não fico muito por aqui, quem anda mais de carro por aqui é o meu marido, eu fico mais em casa. Mas acho que vai ser bom, acho que vai ter uma segurança maior”.
Obra - A Secomp (Secretaria-Executiva de Compras Governamentais) divulgou em Diário Oficial o contrato de execução, que também fará interligação com a Avenida dos Cafezais. A proposta da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) vai ao encontro de outras mudanças viárias para ampliar o acesso às Moreninhas.
A documentação de habilitação e a proposta deverão ser entregues até 24 de abril deste ano, quando será feita reunião para anunciar qual empresa será responsável. O valor máximo da obra é de R$ 1.258.265,81.