Motorista de aplicativo esfaqueada quer indenização de R$ 162 mil da 99 Pop
Segundo ação que corre na Justiça, empresa de aplicativo ofereceu seguro em valor abaixo do necessário
Motorista de aplicativo que foi esfaqueada por passageiro em maio deste ano acionou a Justiça contra a plataforma 99 Tecnologia Ltda para receber R$ 162 mil em danos morais e estéticos. O caso de Audineth Aguiar dos Santos, 44 anos, comoveu diante da violência sem razão que ela sofreu.
No pedido à Justiça, que corre na 7ª Vara Cível, ela afirma que após estar recuperada, procurou a 99 para acionar o seguro motorista e para ajudar no custeio das despesas, “sendo-lhe proposto valores que não condizem com a realidade da autora, desta forma buscamos por justiça diante da injustiça sofrida”.
Para a defesa da motorista, feita pelo advogado Aaram Rodrigues, “ao prestar o serviço de transporte terrestre de passageiros, a ré pôde prever os riscos inerentes à sua atividade econômica, de modo que não pode furtar-se de ser eventualmente responsabilizada por danos experimentados por terceiros em decorrência de sua atividade” e “faz parte da cadeia de responsabilidade pela prestação dos serviços”.
Diante disso, ela pede danos morais no valor de R$ 30 mil devido à violência a que foi exposta e ainda, por ter sido abalada emocionalmente após o que ocorreu, e porque “seu corpo carregará para sempre o trauma sofrido diante das inúmeras costuras em sua pele, algumas formaram cicatrizes”.
Mais R$ 60 mil são pedidos em danos estéticos, já que Audineth “possui várias perfurações, lesão em bochecha, orelha, pescoço e ombro. Ainda assim, quando retirar os pontos, as cicatrizes ficarão”.
Há ainda pedido de R$ 72 mil relativo a lucros cessantes, baseado no tempo em que a motorista deixou de trabalhar para poder cuidar de sua saúde. “A autora deixou de trabalhar, vez que está com os pontos no pescoço e movimentos repetitivos podem rompê-los. Isso somado ao fato de a mesma estar com medo da próxima corrida”.
A reportagem entrou em contato com a empresa 99 Tecnologia e aguarda retorno. Há conciliação marcada para dia 3 de novembro, às 16h40 por videoconferência, em sala da Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do Tribunal de Justiça).