MP instaura ação para monitorar o tombamento do Mercadão Municipal
Processo que visa preservar o espaço foi aberto em 2011 e segue sem conclusão
Ministério Público de Mato Grosso do Sul instaurou, na quarta-feira (11), procedimento administrativo para acompanhar o processo de tombamento do Mercado Municipal Antônio Valente, o Mercadão, em Campo Grande. O edital com a publicação do tombamento foi divulgado no Diário Oficial da entidade.
A decisão de acompanhar as ações que garantem a preservação do espaço foi tomada pela promotora Luz Marina Borges Maciel Pinheiro, da 26ª Promotoria de Justiça, após a Comissão de Peritos, composta por servidores públicos municipais, concluir que a edificação e seu entorno imediato têm grande relevância cultural e econômica para o município.
Vale lembrar que o Mercadão teve tombamento provisório publicado em 6 de outubro de 2011, com a recomendação de preservar a fachada frontal, situada na Rua 7 de Setembro, e os arcos de madeira da cobertura.
Apesar de o processo ter sido iniciado em 2011 pela Sectur (Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação), ele ainda aguarda conclusão. Por isso, as autoridades responsáveis irão acompanhar o andamento do processo, solicitando informações e providências ao Município.
Inaugurado em 1958, o Mercado Municipal Antônio Valente é um marco histórico para a cidade. Ao longo dos anos, o Mercadão passou por diversas melhorias e reformas, consolidando-se como um importante centro cultural, comercial, de lazer e turismo.
Destaca-se ainda pela Feira do Índio, criada em 1993, onde indígenas da etnia terena vendem produtos artesanais, e pelas revitalizações ocorridas em 2006 e 2012, que mantiveram o local relevante para a população e visitantes.
Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.