ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 14º

Capital

Na busca pelo sonho de vida, multidão acompanha sorteio de apartamentos

Agehab realizou primeiro sorteio eletrônico e pelo menos 6 mil pessoas, a maioria, mulheres, acompanharam sorteio

Silvia Frias e Fernanda Palheta | 29/06/2019 10:55
Arquibancadas foram insuficientes para multidão que tomou conta de escola (Foto: Kisie Ainoã)
Arquibancadas foram insuficientes para multidão que tomou conta de escola (Foto: Kisie Ainoã)

Sonho e segurança foram as palavras mais citadas pelos contemplados no sorteio de 602 apartamentos, ainda em construção, pelo Programa Minha Casa Minha Vida, em Campo Grande. O pátio da Escola Estadual Joaquim Murtinho ficou pequeno diante da multidão e da expectativa de ter, finalmente, acesso à casa própria.

A Polícia Militar estima que pelo menos 5 mil pessoas, a maioria, mulheres, se espremeram na arquibancada da escola, na Avenida Afonso Pena, região central de Campo Grande, além de outras mil que ficaram em outras áreas da instituição, aguardando o primeiro sorteio eletrônico de unidades habitacionais.

Uma das sorteadas rompeu ciclo de espera de sete anos na fila pela casa própria: a dona de casa Diana da Silva, 28 anos, mora de aluguel com as duas filhas. “Meu sonho, vou morar na minha casa”, disse.

A diarista Fabiana Ortega, 37 anos, mora em área invadida no Jardim Noroeste e “perdeu as contas” de quanto tempo está na fila. Hoje, mora com as duas filhas e irmã com deficiência. “Vou dar segurança para minha família, estar numa área que posso dizer que é minha”.

Durante o sorteio e depois que ouviu seu nome, a recreadora Andreia Cristina da Silva Paganoti, 44 anos, chorava e tremia. “Meu sonho, minha segurança”, dizia, muito emocionada. Ela mora com dois filhos em área cedida.

Diana mora hoje de aluguel com as duas filhas. "Meu sonho" (Foto: Kisie Ainoã)
Diana mora hoje de aluguel com as duas filhas. "Meu sonho" (Foto: Kisie Ainoã)
Edenir ficou emocionada ao ouvir o nome da filha no sorteio (Foto: Kisie Ainoã)
Edenir ficou emocionada ao ouvir o nome da filha no sorteio (Foto: Kisie Ainoã)

A professora aposentada Edenir Espíndola dos Santos, de 61 anos, foi à escola para acompanhar o sorteio e chorou de emoção ao ouvir o nome da filha, Denise, sendo uma das contempladas. Edenir conta que a jovem mora de aluguel e tem filho de 5 anos com microcefalia. “Finalmente, finalmente ela vai ter uma casa”.

A diretora-presidente da Agehab (Agência de Habitação Popular de MS), Maria do Carmo Avesani, disse que o contemplado tem 15 dias para agendar visita no Fácil (localizado próximo a terminais General Osório, Aero Rancho e Guaicurus) e apresentar documentos. Caso tenha alguma pendência, a pessoa terá mais 30 dias para resolução. Se não preencher os requisitos, o sorteado reserva será acionado. O contrato será assinado em 2020.

O chefe de gabinete do governo, Carlos Alberto Assis, disse que os empreendimentos devem ser entregues no 1º semestre de 2020. O sorteio eletrônico, segundo ele, é forma de dar transparência no sistema.

Confira a lista de contemplados, clicando aqui.

Unidades - são 602 apartamentos distribuídos em quatro residenciais: Portal Laranjeiras, no bairro Tarumã (210 unidades); Residencial Sírio Libanês, no bairro Sírio Libanês (154 unidades); Residencial Jardim Aero Rancho 7 (119 unidades) e Residencial Jardim Aero Rancho 8 (119 unidades). As unidades estão em fase de execução de obra que varia de 20% a 60%, com entrega prevista até 2020.

Antes do sorteio eletrônico, 40 famílias com crianças com microcefalia serão beneficiadas com apartamentos.

Depois, o sorteio começou a ser destinado a 5% das unidades a idosos que sejam titulares do cadastro, seguido de seleção de 10% dos imóveis para pessoas com deficiência e, em seguida, para o restante dos cadastrados.

Nessa etapa do sorteio, nova subdivisão, em que 60% das vagas serão destinadas a famílias que atendem seis critérios previstos em lei federal, como residentes em áreas de risco, insalubres, desabrigados ou que as mulheres sejam responsáveis pela unidade familiar.

Posteriormente, o sorteio destinou 20% das unidades a famílias que atendem dois critérios e, por último, 15% para que atende um ou nenhum critério. Nesse quesito, estão os solteiros sem família, por exemplo.

#atualizada às 15h20 para acréscimo de informações

Pessoas tomaram conta de todos os espaços disponíveis (Foto: Kisie Ainoã)
Pessoas tomaram conta de todos os espaços disponíveis (Foto: Kisie Ainoã)

Nos siga no Google Notícias