ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEXTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Na fila de agendados, teve quem esperou um ano para garantir logo o novo RG

Hoje, na unidade do Centro, 198 pessoas que foram agendadas serão atendidas

Por Silvia Frias e Idaicy Solano | 15/01/2024 10:13
Na fila de agendados, teve quem esperou um ano para garantir logo o novo RG
Emerson esperou um ano para conseguir agendar a retirada do novo RG. (Foto: Idaicy Solano)

O técnico em automoção de ar-condicionado, Emerson de Barros Delgado, 51 anos, estava de olho na mudança do RG. Esperou até o último momento para agendar o pedido de emissão do documento e deu certo: agendou para esta segunda-feira e garantiu a nova versão, no caso dele, válida por 10 anos.

“Fiquei esperando um ano para trocar de uma vez só, porque vai exigir só um documento, né?” disse Delgado, antes de ser atendido no posto de identificação instalado no Pátio Central, no centro de Campo Grande. O RG dele já tem mais de 15 anos de emissão.

Delegado vai aproveitar para inserir os dados de vários documentos, como carteira de reservista, SUS, se é doador de sangue ou órgãos e registro profissional.

O diretor do Instituto de Identificação Gonçalo Pereira, Márcio Cristiano Paroba, porém, alerta que o novo RG não substitui os outros documentos. Por isso, é preciso guardá-los para quando forem solicitados. “Você coloca outros documentos na carteira de identidade, tipo CNH, título de eleitor, mas não substitui. É só para a pessoa ter na carteira a numeração dos documentos, para ela não esquecer, mas não substitui”.

Na fila de agendados, teve quem esperou um ano para garantir logo o novo RG
Novo RG tem validade diferente conforme a faixa etária (Foto: Idaicy Solano)

Quem também deu sorte foi o autônomo Douglas Henrique Ângelo da Silva, 27 anos, depois de passar por transtorno. Ele teve o RG roubado e recorreu à assistência social para agendar e tirar a 2ª via sem pagar. Calhou de ter agendamento para a nova fase do documento que será gratuita por ser a 1ª via e, assim, não precisou pagar a taxa. “Caiu como uma luva”, comemorou.

A auxiliar de professora Ariane Rodrigues, 31 anos, não tinha como meta o novo RG, mas acabou beneficiada por conta da urgência para atualizar documentos da filha, de 4 anos. Ela vai trabalhar em secretaria municipal e foi pedida a documentação da criança.

Na fila de agendados, teve quem esperou um ano para garantir logo o novo RG
Douglas teve RG roubado e vai conseguir tirar 1ª via do novo documento de graça (Foto: Idaicy Solano)

A auxiliar diz que vai tentar pedir agendamento para o dela no mês que vem, mas não tem pressa. “Se não der, vou deixar mais para frente, não está ultrapassado”.

No Pátio Central, serão atendidos, por dia, 198 pessoas que conseguiram fazer agendamento na semana passada. Até o fim do mês, não há vagas novas nas unidades em Campo Grande, sendo necessário esperar para que o sistema abra cadastro novamente.

“A procura é enorme, a gente já fechou o mês de janeiro”, alertou Márcio Paroba, acrescentando que o agendamento será reaberto no fim deste mês.

Na fila de agendados, teve quem esperou um ano para garantir logo o novo RG
Ariane teve que tirar novo documento para a filha (Foto: Idaicy Solano)

O diretor reforça que não é preciso correria para a emissão do novo RG. A obrigatoriedade, agora, é para quem tem o documento emitido há mais de 10 anos. Paroba, explica que não é preciso correr para fazer o agendamento, pois o RG antigo, emitido nos últimos 10 anos para cá, continuará valendo até 2032. “A pessoa não precisa ter pressa e se desesperar”, disse. “Aí sim, a partir de 2032 será obrigatório e o modelo antigo não vai valer mais” alertou.

O novo RG, quando for emitido, tem validade de 5 anos para crianças de 0 a 11 anos; para pessoas com idade de 12 a 59 anos, prazo de 10 anos; e para os 60 anos em diante, por tempo indeterminado.

Ainda tem dúvidas? Acesse aqui a reportagem do Campo Grande News sobre a emissão do novo RG.

Na fila de agendados, teve quem esperou um ano para garantir logo o novo RG
Procura no Pátio Central de pessoas agendadas (Foto: Idaicy Solano)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias