ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Na Secretaria da Juventude, qualificação vale para todas as idades

Cursos de capacitação são ofertados pela secretaria mensalmente para pessoas a partir dos 15 anos

Antonio Bispo | 27/06/2023 11:40
Sala estava lotada no curso de educação financeira. (Foto: Paulo Francis)
Sala estava lotada no curso de educação financeira. (Foto: Paulo Francis)

Com o mercado de trabalho cada dia mais exigente, em busca de candidatos capacitados, saída é aproveitar cursos de qualificação. A Sejuv (Secretaria Municipal da Juventude) é uma opção, não só para os jovens.

Localizada no prédio do antigo Shopping Marrakech, a secretaria faz contantes chamamentos para cursos de graça em várias áreas. Ao Campo Grande News, o secretário Municipal da Juventude, Maicon Nogueira, destacou que além de canais como a internet, costuma recorrer ao "boca a boca" para que as vagas sejam preenchidas.

“Quando você atende bem, você faz com que o aluno traga mais dez. Se você atende mal, esse aluno não deixa 50 vir pra cá. Nós passamos a entender que pela qualidade se vai longe. Nós temos parcerias com as melhores universidades, com os melhores palestrantes, nós temos profissionais que atuam dentro de empresas privadas e trazem pra gente o melhor que eles têm”, pontuou.

A secretaria conta com o apoio de dezenas de voluntários que disponibilizam do tempo para ensinar aos interessados o que o mercado de trabalho busca.

Secretário Municipal da Juventude, Maicon Nogueira, destaca a importância da pasta. (Foto: Paulo Francis)
Secretário Municipal da Juventude, Maicon Nogueira, destaca a importância da pasta. (Foto: Paulo Francis)

“Nós temos mais de 80 profissionais voluntários em Campo Grande que ajudam a Secretaria de Juventude a dar esse serviço com excelência”, afirmou.

Para além dos jovens que buscam o primeiro emprego, os cursos também são oferecidos aos adultos como uma forma de que os alunos troquem experiência e conhecimento entre si.

“Atuar dentro de sala de aula, no contexto de uma dinâmica com uma pessoa de mais idade, traz uma visão de outros momentos, um vai ajudando o outro. E é proposital isso, para que o jovem tenha uma noção. Se você pergunta pra uma pessoa que tem 60 anos, 'cinco anos passa rápido?' Todos eles dizem muito rápido. Só que se eu pergunto isso para o menino de 15 anos, ele fala que cinco anos demora muito”, disse.

E foi justamente a curiosidade que levou a adolescente Jhenyfer Delmondes, de 17 anos e moradora do bairro Aero Rancho, a participar do curso de Educação Financeira iniciado na tarde desta segunda-feira (26).

“Se temos que entrar no mercado de trabalho tão cedo, por conta das necessidades em casa, então foi mais por curiosidade. Estou em uma semana corrida pra mim, mas é algo que vai agregar muito nos meus planos presentes dentro de casa, ajudando financeiramente tanto na minha casa quanto nos meus planos futuros. Eu ajudo minha mãe com as vendas dela. Então corri atrás dos passes de ônibus e vim”, contou.

A jovem contou que começou o curso por curiosidade ao assunto. (Foto: Paulo Francis)
A jovem contou que começou o curso por curiosidade ao assunto. (Foto: Paulo Francis)

Para o estudante Júlio Lopes, de 30 anos, que foi até a secretaria fazer inscrição no cursinho para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), a chance de aprender mais sobre educação financeira surgiu na hora certa, uma vez que ele vende doces nas ruas para ajudar com a renda em casa.

“Já é o segundo curso que eu faço, o primeiro eu fiz de Gestão de Negócios. Eu acho muito boa a ação, porque devido à necessidade do mercado, da sociedade que reduziu seu ganho, a gente tem essa perspectiva de como economizar num momento de crise”, destacou Júlio.

Durante o intervalo do curso, o jovem aproveitou para exercer a atividade de vendedor e não perdeu tempo em oferecer as paçocas às pessoas presentes, colocando em prática o que estava aprendendo em sala de aula.

Julio é um dos matriculado no curso de educação financeira. (Foto: Antonio Bispo)
Julio é um dos matriculado no curso de educação financeira. (Foto: Antonio Bispo)

Para que o curso aconteça, o empresário Maykon César Rocha, de 36 anos, atua como voluntário e, nesta segunda-feira (26), ministrava seu primeiro curso na Sejuv.

“O que me trouxe aqui é a ideia de levar conhecimento, principalmente nessa questão financeira que muita gente tem dificuldade, não temos esse conhecimento no ensino tradicional e acho que em vez de ficar só criticando, já que eu tenho um pouquinho de conhecimento, eu levo para quem precisa”, afirmou.

Maycon é um dos voluntário da Sejuv. (Foto: Antonio Bispo)
Maycon é um dos voluntário da Sejuv. (Foto: Antonio Bispo)

Capacitação – Os cursos ofertados pela secretaria são disponibilizados semanalmente, tanto pelas manhãs quanto pelas tardes, para todas as pessoas acima dos 15 anos, com carga horária total de 20h, mas podendo variar.

Ao todo, são 21 opções de cursos disponibilizados ao longo de todo o ano. Além disso, estão abertas inscrições para o cursinho do Enem, que começa no mês de julho. Para garantir a vaga, o estudante precisa estar inscrito na prova. A Sejuv está localizada na Rua 25 de Dezembro, 924.

Nos siga no Google Notícias