ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Namorada diz que jovem que sonhava em ser PM esperou 7h para correr 2,4 km

Arthur Matheus Martins Rosa morreu após passa mal em sol de 33ºC

Bruna Marques e Dayene Paz | 04/08/2023 11:50


"Futuro protetor da sociedade". Era assim que Arthur Matheus Martins Rosa, 25 anos, se descrevia nas redes sociais para mostrar que o sonho de ser policial estava prestes a ser realizado. Contudo, o rapaz passou mal durante o TAF (Teste de Aptidão Física) da Polícia Militar e morreu na madrugada desta sexta-feira (4), em Campo Grande. Ele esperou 7 horas até fazer a prova sob sol de 33ºC.

É o que questiona a família, que chegou à capital de Mato Grosso do Sul, por volta das 5h30 de hoje, e cuida dos trâmites funerários. A enfermeira Lays Rosa Campos, 23 anos, namorada de Arthur, lamentou o descaso da banca examinadora com os candidatos do teste.

“Eu já recebi um feedback de quem estava na prova e todos disseram que as condições climáticas não estavam favoráveis. Ele ficou várias horas aguardando a vez dele, só foi fazer o teste 13h, no sol quente. A banca não poderia deixar uma pessoa esperando das 6h da manhã até 13h”.

Natural de Goiânia (GO), Arthur era o irmão do meio de mais duas irmãs. Ele chegou em Campo Grande na terça-feira (2), veio de carro com mais dois amigos que também participaram do TAF. Antes de ser aprovado no concurso da Polícia Militar de Mato Grosso Sul, o jovem foi por um ano policial penal temporário, na cidade que morava.

“Ele estudou muito para esse concurso. Ele tinha o sonho de ser policial, ele se inscrevia em todos, inclusive tinha passado na primeira fase de um concurso da PM de Brasília. Além disso, estava estudando para um de Goiânia e Santa Cataria”, contou Lays.

Segundo ela, na tarde de ontem, um oficial da Polícia Militar entrou em contato com a irmã de Arthur Matheus e disse que ele havia desmaiado durante a prova e que provavelmente era por desidratação.

“Na primeira ligação, ele falou que ele estava sendo levado para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Na segunda vez, disse que tinha sido entubado e estava aguardando leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).”

Preocupados com a notícia, Lays, o pai e a irmã de Arthur vieram às pressas para Campo Grande. A jovem contou que a família achou que ele ficaria bem e voltaria para casa depois de alta hospitalar.

“Pegamos o carro e viemos, hoje, quando estávamos chegando, ele morreu. Nós chegamos era 5h30 e ele faleceu depois das 4h. Só viemos porque sabíamos que ele estava passando mal, nossa intenção era ficar até ele melhorar e levar embora”, afirmou com a voz embargada.

Arthur morava com os pais, mas a mãe dele não pôde vir até Campo Grande. “Foi tudo muito rápido, ela não conseguiu vir”.

Recebendo apoio da Polícia Militar e da prefeitura, Lays acredita que, entre hoje e amanhã, consegue liberar o corpo de Arthur, para que ele seja sepultado em Goiânia. “Só tivemos contato com os oficiais da PM, estamos tendo o apoio dos policiais, mas contato com a banca não tivemos. Eles não nos informaram nada até agora, queremos retratamento por parte deles e melhores condições nesses testes”, pediu Lays.

Juntos há 4 anos, a namorada de Arthur Matheus lamenta que os sonhos de seu companheiro tenham sido interrompidos. “É muito triste porque ele estava quase lá, perto da realização dele, ele estava sendo aprovado em outro concurso. Estava no início da vida dele, conquistando tudo que sempre quis, é um baque saber que ele não vai mais estar com a gente, conquistando os sonhos dele”, finaliza.

Atestado de aptidão – De acordo com o Idecan (Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional), Arthur Matheus apresentou na quinta-feira (27) o atestado médico, comprovando plenas condições de realizar o TAF.

Laudo médico atestando que Arthur Matheus estava apto a realizar o TAF. (Foto: Reprodução)
Laudo médico atestando que Arthur Matheus estava apto a realizar o TAF. (Foto: Reprodução)

No atestado diz: Arthur Matheus Martins Rosa encontra-se em boas condições de saúde, estando apto para realizar avaliação de capacidade física, previsto no Edital nº 65/2023 – SAD/SEJUSP/PMMS/CFSD- convocação para realização fase IV: Exame de capacidade física, concurso público para ingressar no cargo de soldado do quadro de praças da Polícia Militar.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias