ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 27º

Capital

No 1º dia, drive-thru da reciclagem tem feira de projetos e recebe descartes

População pode deixar resíduos a pé ou de carro, além de doar roupas e alimentos aos projetos apresentados

Cassia Modena e Idaicy Solano | 15/06/2023 12:31
Funcionário de clínica aproveitou proximidade do ponto para destacar papelão (Foto: Marcos Maluf)
Funcionário de clínica aproveitou proximidade do ponto para destacar papelão (Foto: Marcos Maluf)

Ponto de descarte de resíduos temporariamente instalado ao lado do Bioparque Pantanal, em Campo Grande, o drive-thru da reciclagem começou a funcionar na manhã desta quarta-feira (15). Os campo-grandenses já começaram a deixar materiais, mesmo com o friozinho.

Um dos primeiros a chegar foi Renato Ribeiro, que trabalha com serviços gerais em uma clínica de ressonância magnética. Ele lotou o porta-malas do carro da empresa. "Quando chegam produtos em caixas, a gente junta tudo num quartinho e leva na cooperativa de reciclagem do Bairro Jardim Noroeste. Mas, hoje, trouxe aqui porque é mais perto", afirma.

Qualquer pessoa pode deixar resíduos no local, desde que recicláveis. São recebidos, além do papelão, vidro, pilhas, lâmpadas, medicamentos vencidos e eletrônicos –– dos portáteis até geladeiras.

Materiais são depositados em caçambas adaptadas (Foto: Marcos Maluf)
Materiais são depositados em caçambas adaptadas (Foto: Marcos Maluf)

Funcionários ajudam a população a descarregar os resíduos até local de coleta. É possível descartá-los estando de carro, moto ou a pé.

O drive-thru recebe itens recicláveis entre as 9h e 18h, somente até este sábado (17).

Feira - Anexa ao ponto de coleta, a Prefeitura de Campo Grande montou uma feira de sustentabilidade, com amostra de projetos relacionados.

Feira é anexa ao drive-thru (Foto: Marcos Maluf)
Feira é anexa ao drive-thru (Foto: Marcos Maluf)

Um dos destaques é o Água para Vida, realizado nas escolas da rede municipal para estimular a consciência ambiental e ensinar o descarte correto de óleo.

A estudante Nathaly Monique, 13, cursa o 8º ano na Escola Municipal Carlos Vilalba Cristaldo e foi uma das participantes. Sua turma foi selecionada para a abertura da feira por ter sido a que mais arrecadou óleo de cozinha usado. "Recebo esse incentivo para reciclar tanto da escola quanto da minha família. Acha importante preservar o meio ambiente", disse.

Nathaly (1ª à esquerda) e colegas aprovaram projeto na escola (Foto: Marcos Maluf)
Nathaly (1ª à esquerda) e colegas aprovaram projeto na escola (Foto: Marcos Maluf)

Outro projeto apresentado na feira é o Passa Roupa, Passa Gravata, da Liga Feminina de Direito da UDCB (Universidade Católica Dom Bosco). A população pode participar doando alimentos não perecíveis e itens de higiene para, em troca, levar uma peça de roupa usada, mas em bom estado. O que for arrecadado será doado para os internos dos presídios e para comunidades carentes da Capital, explica a estudante de Direito Gabriela Talierakui, 27.

Alimentos e itens de higiene podem ser trocados por roupas na feira (Foto: Marcos Maluf)
Alimentos e itens de higiene podem ser trocados por roupas na feira (Foto: Marcos Maluf)

Coordenadora do Fundo de Apoio à Comunidade da prefeitura de Campo Grande, Adir Silva avalia que o campo-grandense apoia as iniciativas sustentáveis. "A população está aceitando a sustentabilidade e trazendo resíduos", confirma. Ela lembra que, em outras edições da implantação do ponto de coleta por drive-thru, a participação havia superado as expectativas, descartando 30 toneladas de resíduos.

Além de descartar resíduos e participar da feira, pessoas que forem até o ponto poderão testar um carro elétrico. O objetivo da ação é incentivar a despoluição, em razão de o veículo não lançar gases poluentes enquanto transitam.

Serviço - O drive-thru da reciclagem funciona desta quinta-feira (15) até sábado (17), das 9h às 16h, e está localizado na Avenida Afonso Pena, em Campo Grande, ao lado do Bioparque Pantanal.


Nos siga no Google Notícias