ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, DOMINGO  24    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Nova campanha contra sarampo vai vacinar público entre os 5 e 19 anos

Em 2019, Campo Grande registrou 36 casos suspeitos de sarampo, sendo um confirmado e um em investigação

Aline dos Santos | 10/02/2020 09:50
Campanha de vacinação contra o sarampo começa nesta segunda-feira. (Foto: Henrique Kawaminami)
Campanha de vacinação contra o sarampo começa nesta segunda-feira. (Foto: Henrique Kawaminami)

Destinada a público entre 5 e 19 anos, uma nova campanha de vacinação contra o sarampo começa nesta segunda-feira (dia 10) em Campo Grande.

De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), a vacinação é para quem, nessa faixa etária, tomou apenas uma ou nenhuma dose da tríplice viral. Também pode vacinar quem não se lembra ou não tem como confirmar a imunização.

A vacinação vai até 13 de março, sendo o Dia D da campanha no próximo sábado (dia 15). As doses vão ficar disponíveis nas UBS (Unidade Básica de Saúde) e USF (Unidade de Saúde da Família). Em fins de semana e feriados, a imunização será oferecida nos CRS (Centros Regionais de Saúde).

A próxima etapa de vacinação acontecerá no segundo semestre de 2020 e o público-alvo será pessoas de 30 a 59 anos.

Desde o ano passado, crianças com idade entre seis meses e menores de um ano passaram a tomar a chamada “dose zero” da vacina. Foram imunizadas 7,3 mil crianças.

Em 2019, Campo Grande registrou 36 casos suspeitos de sarampo, sendo um em investigação. O caso confirmado foi considerado importado, pois a contaminação aconteceu em São Paulo. Neste ano, houve somente casos suspeitos. Estado vizinho a MS, São Paulo registrou 1.352 casos de sarampo em 2020, conforme divulgado pelo G1. 

O sarampo é transmitido de forma direta, ao entrar em contato com secreções que sejam expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar de alguém que esteja infectado. Por isso, é importante evitar grandes aglomerações ou mesmo o contato com pessoas infectadas.

Nos siga no Google Notícias