Operação contra furto de fiação emitiu 78 notificações este ano
Quatro pessoas foram presas por receptação de materiais sem origem legalizada
Ação envolvendo GCM (Guarda Civil Metropolitana), Polícia Civil e Prefeitura contra o aumento de furto de fiação e grelhas de bueiro emitiu 78 notificações desde o início do ano. Denominada “Operação Ferro-Velho”, a fiscalização visitou 58 locais entre janeiro e outubro.
Conforme levantamento da GCM, quatro pessoas foram presas por receptação de materiais que não possuíam origem legalizada. As notificações emitidas envolvem a falta de alvará de funcionamento e licença sanitária.
Do total, 49 notificações foram emitidas pela Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), 12 pela Vigilância Sanitária e 17 pela Sefin (Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento).
Apenas nesta quinta-feira (21), a operação apreendeu 500 quilos de fios de cobre em ferro-velho localizado no Jardim Itamaracá. O material foi avaliado em R$ 100 mil e não tinha documentação de precedência.
Conforme a Prefeitura, o furto de fiação e grelhas de bueiro já gerou prejuízo de R$ 1 milhão e, através das vistorias, o objetivo é descobrir quem são os receptores. De acordo com a lei, o furto simples possui pena de um a quatro anos em prisão.
Já o furto considerado qualificado possui pena de reclusão que varia entre dois e oito anos, sendo que as duas tipificações são acrescidas de multa. Já os receptores podem ficar um mês em regime aberto, além do pagamento de multa.