ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  15    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Os números que descrevem a Capital e a colocam em posição de destaque

Município atrai gente de vários lugares e credos, conquistando importante espaço entre as capitais

Ricardo Campos Jr. | 26/08/2018 13:07
Os números que descrevem a Capital e a colocam em posição de destaque
Os números que descrevem a Capital e a colocam em posição de destaque
Com 8.092,951 quilômetros quadrados, Campo Grande é a quarta maior capital. (Foto: arquivo)

 Os números falam por si só e mostram que Campo Grande se destaca em vários seguimentos em comparação com outras cidades. Com uma população estimada em 874.210 pessoas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o município tem a quarta maior área territorial entre as capitais com 8.092,951 quilômetros quadrados de extensão.

A Cidade Morena perde apenas para Porto Velho (34.096,38 quilômetros quadrados), Manaus (11.401,09 quilômetros quadrados) e Rio Branco (8.835,541 quilômetros quadrados).

Com as oportunidades que a cidade oferece, o município agrega pessoas de várias localidades. O IBGE calcula que 46,91% das pessoas que moram aqui são de fora, o quarto maior percentual brasileiro.

Os paulistas são os que mais migram para o município, já que correspondem a 66,18% da população que não é natural de Campo Grande. Os paranaenses ocupam a segunda posição nesse ranking com 29,158%. Além deles também tem baianos, mato-grossenses, gaúchos, mineiros, pernambucanos, cearenses, cariocas e catarinenses, totalizando 162.971 pessoas.

Existem ainda aqueles que escolheram a cidade ao imigrarem para o Brasil seja para trabalhar, estudar ou em busca de melhores condições de vida. Os estrangeiros somam 3.828 indivíduos.

Não era para menos. Segundo o IBGE, a Capital tem a nona maior expectativa de vida entre as capitais, o 12º maior índice de desenvolvimento humano e a segunda menor taxa de desocupação, que correspondem às pessoas que estavam à procura de um emprego, mas não conseguiam uma vaga.

Economia - Em 2015, o PIB (Produto Interno Bruto) município de Campo Grande teve o valor a preço de mercado de R$ 24.257.415.000 e destaca-se por ser o terceiro maior da Região Centro-Oeste; o 14º maior entre as capitais, o 35º maior entre os 5.570 municípios brasileiros e o maior de Mato Grosso do Sul.

Os resultados na economia refletem no ganho das pessoas. Segundo o IBGE, o valor do rendimento médio nominal de todos os trabalhos, das pessoas de 14 anos ou mais era de R$ 2.692, o 12ºmaior entre as capitais brasileiras.

Campo Grande também se destaca no agronegócio. O município tem o oitavo maior rebanho bovino do estado, o quinto maior rebanho equino, o sexto maior suíno, o segundo maior caprino, o terceiro maior ovino e a 12ª maior criação de galos, frangos, frangas e pintos.

Já em relação à agricultura, a cidade tem a segunda maior produção entre as capitais de mamão, a quinta maior de tangerina, a terceira maior de uva, a segunda maior de cana-de-açúcar, a terceira maior de feijão, a segunda maior de milho e a segunda de soja.

População e habitação - A cidade também caminha ao lado da natureza. Não são raras as vezes que se observam araras e até tucanos voando acima dos carros trafegando pelas ruas e avenidas. Isso graças à manutenção da flora. Campo Grande tem o maior percentual do país de casas com árvores ao redor, com percentual de 96% dos domicílios com algum verde por perto.

Com 36.077 pessoas, o Aero Rancho continua sendo o bairro mais populoso, seguido do Nova Lima (35.519), Nasser (25.695), Centro-Oeste (24.816) e o Santo Amaro (23.501).
Além disso, entre os 1.933 bairros existentes nas 22 capitais brasileiras, o Centro da Cidade Morena tem a 27ª maior proporção de idosos.

Gente de todos os lugares, raças e credos. Os evangélicos correspondem a 30,49% da população e os católicos são maioria com 51,55%.

Porém, existem muitos pontos a serem melhorados na cidade. A quantidade de crianças de 0 a 4 anos de idade existentes em Campo Grande é de 56.961, segundo o Censo Demográfico de 2010, das quais a maioria estão nos bairros mais pobres.

Os números que descrevem a Capital e a colocam em posição de destaque
Mais de 46% da população de Campo Grande são de outras regiões.
Nos siga no Google Notícias