Ouvidoria da prefeitura realiza pesquisa com usuários das unidades de saúde
A prefeitura da Capital iniciou pesquisa para levantar informações quanto a qualidade dos serviços prestados nas unidades de saúde do município. O objetivo do projeto, batizado de “Ouvidoria Viva – cidadania com saúde” é abranger todos os distritos sanitários, sendo o primeiro deles o Distrito Norte.
A pesquisa qualitativa aconteceu no primeiro semestre deste ano abrangendo as 23 unidades da região, ouvindo 1.027 usuários dos serviços de saúde. De acordo com a Ouvidora-Geral da prefeitura, Jacqueline Hildebrand Romero, os usuários, ao responder a pesquisa, foram esclarecidos que as informações coletadas poderiam ser usadas para a tomada de decisões para a melhoria da qualidade dos serviços.
“Evidenciamos, por exemplo, que há uma procura maior dos serviços por mulheres, algumas unidades de saúde têm alta demanda e outras uma demanda menor e que o tempo de espera, na maioria das unidades, está na média de 30 minutos”, disse Jacqueline.
Do universo de 1.027 entrevistados, a predominância foi do gênero feminino, com 74%, revelando que os homens frequentam menos as unidades. A consulta médica, por exemplo, foi o atendimento mais procurado pelos entrevistados com 68%, seguida de medicamentos, com 13%, exames com 9%, odontologia alcançando 6% e urgência e emergência com 5%.
A estrutura das unidades de saúde também foi alvo da pesquisa. Os usuários ouvidos opinaram sobre a limpeza, conforto, consultórios, banheiros, entre outros locais. A maioria dos entrevistados, 52%, considerou boa a limpeza dos locais de espera, 23% consideram muito boa e 8% disseram ser insatisfatória.