Pacientes são dispensados de UPA que só tem um médico de plantão
Até às 13h, plantonista só atenderá casos graves
Pacientes estão sendo dispensados da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro Universitário – no sul de Campo Grande –, que na manhã deste domingo (16), só tem um médico de plantão. A situação revoltou pessoas que tentaram atendimento no local.
“Isso é um descaso”, reclamou Charliane de Oliveira Almeida, de 35 anos, que levou o marido
Marcílio da Silva, 45 anos, com forte dor de cabeça para a UPA. “Ele tem pressão alta, vamos ter de ir para outro posto”, afirmou.
A dona de casa afirma que viu vários outros pacientes serem dispensados e ficarem indignados com a situação. “Tem muita gente que vem de ônibus, porque aqui é perto do termina. Isso não pode estar certo”.
Depois de duas horas esperando, o aposentado Paulo Correa dos Santos, de 82 anos, conseguiu socorro para o neto, de 8 anos, que foi mordido por um cachorro na manhã de hoje. Ele confirmou que há apenas um médico na unidade. “Demorou, mas fomos bem atendidos”.
Providência – Durante visita à Santa Casa, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) foi questionado sobre a situação e imediatamente ligou para servidor da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) pedindo uma solução. “Vão remanejar um profissional para lá”.
Por meio da assessoria de imprensa, a Sesau confirmou que só conseguiu escalar um plantonista para atender no período da manhã na UPA do Universitário. Ele está atendendo somente casos mais graves, portanto, os funcionários da recepção estão recomendando que outros pacientes procurem outras unidades de saúde.
A secretaria informou ainda que conseguiu remanejar um profissional para reforçar a escala, mas ele estará na unidade a partir das 13h.