ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 33º

Capital

Para não “queimar” clima natalino, confira como evitar acidentes com decoração

Além de evitar curto-circuitos, incêndios e choques, as orientações ainda ajudam a reduzir a conta de luz

Por Geniffer Valeriano | 28/11/2024 16:35
Para não “queimar” clima natalino, confira como evitar acidentes com decoração
Árvore de Natal, com pisca-piscas, laços e caixas de presente (Foto: Divulgação)

Para não “queimar” o clima natalino, a Energisa, concessionária de energia de MS, dá dicas de como evitar acidentes com pisca-piscas e outras decorações. Além de evitar curto-circuitos, incêndios e choques, as orientações ainda ajudam a reduzir a conta de luz dos próximos meses.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Energisa, concessionária de energia de MS, oferece dicas para evitar acidentes durante as decorações natalinas, como curto-circuitos e incêndios, além de ajudar na economia de energia. É fundamental verificar a capacidade da rede elétrica e escolher produtos com certificação. Recomenda-se usar extensões adequadas, testar as luzes antes do uso, e desligá-las quando não estiverem em uso. Os equipamentos devem ser mantidos longe de materiais inflamáveis e organizados para evitar curto-circuitos. Também é importante inspecionar os fios de luzes antigas e evitar sobrecargas nas tomadas para garantir a segurança durante as festividades.

O coordenador de Segurança da Energisa Mato Grosso do Sul, Wagner Lima, explica que um dos primeiros cuidados a se tomar é verificar a capacidade da rede elétrica da residência ou comércio onde os enfeites serão instalados.

“Escolher produtos de qualidade e com certificação do Inmetro ou da ABNT é fundamental também. Basta observar nas embalagens todas as informações de segurança, indicações de potência, referência de tensão e instruções de uso”, diz o coordenador.

Wagner ainda orienta escolher extensões certificadas e com capacidade adequada para a carga que será conectada. “E ainda: não conecte muitos equipamentos em uma mesma tomada ou extensão”, complementa.

Além de observar a tensão dos produtos e do imóvel, o coordenador ainda ressalta que as iluminações que forem instaladas ao ar livre devem ser projetadas para serem usadas na área externa. Por estarem sob chuva, sol e vento é preciso observar se há desgastes nos fios dos pisca-piscas.

Outra orientação é testar as luzes antes de usá-las para ter certeza de que não estão danificadas. Também é recomendado desligar as iluminações quando não estiverem sendo usadas. Assim, além de evitar um superaquecimento do produto, ainda poderá economizar energia.

Para economizar na conta de luz, também é recomendado que seja estabelecido um horário para ligar e desligar os enfeites luminosos e sempre desligá-los ao sair de casa.

Os equipamentos elétricos devem ser posicionados longe de materiais inflamáveis, como papel, papelão, tecido, isopor, madeira ou plástico. Também é preciso evitar o contato dos pisca-piscas com esses materiais.

Antes de aproveitar a iluminação de outros natais, é recomendado verificar se os fios estão ressecados, descascados ou rompidos. O uso dos equipamentos nessas condições não é recomendado.

Também não é recomendado usar “Ts” para ligar vários equipamentos em uma única tomada. Essa prática pode gerar uma sobrecarga de energia ou aquecimento da fiação, tomadas, pinos e conexões. Além da perda de energia, ainda há risco de incêndios, choques elétricos e queima de equipamentos.

Ainda é orientado não passar os fios por baixo de tapetes ou atrás de cortinas e não cruzar cabos, mas deixá-los organizados para evitar curto-circuito. Na hora de manusear as luzes e enfeites, deve-se estar com as mãos e pés secos.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias