ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Capital

“Peixe grátis” em ação pelo Dia das Crianças termina com 204 animais apreendidos

Bichos estavam em sacos plásticos e armazenados em local impróprio; fiscalização não encontrou licença

Liniker Ribeiro e Aletheya Alves | 08/10/2021 16:08
“Peixe grátis” em ação pelo Dia das Crianças termina com 204 animais apreendidos
Peixes "Betta" em sacos plásticos; animais foram apreendidos em shopping da Capital. (Foto: Kísie Ainoã)

Mais de 200 peixes foram apreendidos, no fim da manhã desta sexta-feira (8), em espaço do Shopping Estação, no Centro de Campo Grande, após denúncia ao Conselho de Medicina Veterinária indicar que os animais estavam expostos a condições de maus-tratos. Em pequenos sacos plásticos, os peixes eram distribuídos "de graça" a clientes.

Parte dos animais da espécie Betta, estava armazenado no chão, conforme a vice-presidente do Conselho de Bem Estar Animal de Campo Grande, Paula Helena Santa Rita. A distribuição dos bichos seria uma ação em alusão ao Dia das Crianças, comemorado na próxima terça-feira (12).

Com a denúncia, equipes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) também foram ao local. Os animais foram recolhidos e levados ao biotério da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco). “Os peixes serão criados e avaliados clinicamente para saber se existe alguma situação de risco. Os mais debilitados terão atendimento ainda mais especial”, explica Paula Helena.

“Peixe grátis” em ação pelo Dia das Crianças termina com 204 animais apreendidos
Peixes sendo colocados em caixa d'água; 204 foram apreendidos. (Foto: Kísie Ainoã)

A profissional, que também faz parte do Conselho de Medicina Veterinária, explica ainda que a comercialização dos animais não é proibida, mas que irregular era a forma como eles estavam armazenados.

Apesar de placa exposta no comércio indicar "peixe grátis", o mesmo anúncio informava que para ganhar um peixe, a pessoa precisava adquirir uma ração de qualquer valor no posto de troca.

“Muitas vezes, a pessoa que ganha um peixe não está preparada para ter um animal desse tipo, mesmo assim ganhava como brinde. A doação desses animais é complicada, cães e gatos, muitas vezes, já são negligenciados, peixes tornam a situação ainda mais difícil. As pessoas podem não ter um recinto adequado e a alimentação para eles é muito específica”, conclui.

Às equipes de fiscalização, o homem que fazia a distribuição dos peixes afirmou estar acostumado trazer os animais do Paraná para Campo Grande. Para a distribuição, não havia nenhuma licença para funcionamento. Auto de infração foi efetuado pelo CCZ devido à falta de licença, maus-tratos e por descumprimento de normas previstas em lei.

A reportagem tentou contato com o shopping onde a distribuição era realizada, mas nenhuma das ligações para o número indicado na internet foram atendidas.

“Peixe grátis” em ação pelo Dia das Crianças termina com 204 animais apreendidos
Placa em espaço de shopping indicava regras para ganhar um peixe grátis. (Foto: Direto das Ruas)


Nos siga no Google Notícias