Polícia desautoriza uso de viaturas em protesto contra prisão de PMs
Por nota, a DGPC (Delegacia Geral da Polícia Civil) informou que não autoriza a utilização de viaturas oficiais em manifestações e nem a participação de policiais trajando qualquer objeto caracterizado da instituição. Mais cedo, nesta quinta-feira (21), ao menos uma viatura da Polícia Civil foi usada por agentes se deslocarem até o Fórum de Campo Grande, onde policiais faziam manifestação contrária à prisão de três PMs.
Ainda conforme o texto, o direito de manifestação é livre e constitucional, portanto é permitida a participação de qualquer cidadão em atos dessa natureza, desde que pacífica, ordeira e legitima. A DGPC informou ainda que está analisando o caso para tomar as medidas cabíveis.
A audiência de custódia dos PMs recolhidos ao Presídio Militar, que começou por volta das 9h, não havia terminado até o fechamento deste texto. Eles estão sendo ouvidos pelo juiz encarregado do caso.
Hoje, por volta das 8h, o Campo Grande News esteve no local e flagrou policiais civis com uma viatura da instituição, protestando contra a prisão de três policiais militares detidos em flagrante pela Corregedoria da corporação após denúncia de agressão a um adolescente de 15 anos, na tarde de terça-feira (19).
Os policiais foram chegando aos poucos para a manifestação e, por volta das 11h, eram cerca de 150 no local, porém já não tinha nenhuma viatura, apenas o carro da Guarda Municipal, controlando o trânsito. O protesto é pacífico e os militares arrecadam alimento, também como forma de protesto, para doar a uma intuição.