Por isenção e negociação, idosos são os primeiros na fila do Refis da prefeitura
Município prevê arrecadar R$ 50 milhões durante a campanha
A Prefeitura de Campo Grande abriu, nesta segunda-feira (13), mais um PPI (Programa de Pagamento Incentivado) ou Refis. A maioria das primeiras pessoas da fila formada em frente à Central de Atendimento ao Cidadão no primeiro horário era idosa. Além de negociar as dívidas, outro objetivo entre alguns contribuintes era pedir a isenção do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) em razão de idade e renda familiar.
Protásio Amorim Custódio, 66, chegou antes de o local abrir e enfrentou fila. Ele queria somente a isenção por ser aposentado e viver com a renda de um salário mínimo. "Está com dois anos que eu venho aqui. Passei esses dias de novo, peguei um papel para eu preencher e combinei de voltar hoje para trazê-lo", conta.
"O custo de vida está mais alto", sente no bolso o aposentado. A isenção ajudará a saldar as contas. "Não tem como cobrir com um salário mínimo o IPTU, luz e água. Como que um aposentado vai viver?", desabafa.
O carpinteiro e aposentado Jaime Pimenta, 76, estava na fila para renegociar. A dívida foi gerada por um calote, infelizmente. "Eu passei [o dinheiro] para uma pessoa pagar para mim e essa pessoa não acertou. Não sei quanto eu devia, não sei como ficou essa situação, só Deus sabe", diz. Ele também vai tentar obter a isenção durante o atendimento.
R$ 7 mil - Isidoria Mendonça de Barros, 60 anos, trata um problema de saúde e está desempregada. Mesmo assim, diz que conseguiu "juntar uns trocadinhos" com o apoio da família para dar uma entrada e parcelar o restante de uma dívida total de R$ 7 mil.
"O meu ganho é pouco, minha família de baixa renda e estou aqui para renegociar, porque veio caro", afirma Isidoria.
Possível erro - Já a pensionista Glória da Silva, 78, buscava resolver problema relacionado à isenção que o marido tinha deferida, mas que acabou computando débitos de IPTU mesmo assim.
A idosa explica que foram cobrados três anos de imposto sem que a família soubesse e fosse avisada. "Não avisaram nada que retirou", conta. O marido sofreu AVC, infarto e havia conseguido a isenção.
Com a morte do companheiro, ela foi até a central para entender o motivo da cobrança, que pode ter sido feita por erro no sistema. Além disso, para saber se o que foi pago pode ser devolvido. "A prefeitura falou que era para parar de pagar porque iam devolver, mas não devolveram e nem isentaram. De jeito nenhum saio daqui sem resolver", disse.
Campanha - O Refis vai até 15 de dezembro deste ano. São oferecidos descontos de até 90% da atualização monetária, dos juros de mora incidentes sobre o valor das multas.
A administração municipal pretende arrecadar R$ 50 milhões durante a campanha. Mais de 120 mil carnês de cobrança foram enviados às residências por meio dos Correios. Quem não recebeu o documento pode se dirigir presencialmente até a Central de Atendimento ao Cidadão, ou entrar em contato pelo teleatendimento no telefone (67) 4042-1320 ou WhatsApp (67) 98478-8873 e 98471-0487.
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