Posto de saúde tem fiação levada, fica sem luz e suspende vacina
Temperatura de vacinas de rotina que estavam conservadas em geladeira está sendo analisada
Pela segunda vez no ano, a fiação da UBS (Unidade Básica de Saúde) Caiçara foi alvo de furtos e deixou a unidade sem atendimento. De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), a geladeira que conservava vacinas de rotina foi afetada e as equipes estão verificando se houve alteração na temperatura.
Conforme apurado pela reportagem, os funcionários notaram a falta de luz logo no início do expediente e a Energisa foi acionada para restabelecer os serviços. No momento, a unidade está sem atendimento e a vacinação de rotina foi suspensa.
Caso tenha ocorrido alteração na temperatura das doses, as vacinas serão descartadas corretamente e o Ministério da Saúde notificado. Ainda de acordo com a Secretaria, não havia vacinas contra covid-19 na unidade.
Após a rede elétrica ser restabelecida, a unidade irá voltar aos atendimentos gerais. Especificamente sobre a vacinação, os pacientes estão sendo encaminhados para unidades próximas, já que a geladeira precisa ser monitorada. A ação é necessária, de acordo com a Sesau, para verificar se há oscilação de temperatura.