Postos de saúde são desafogados com 800 consultas diárias por telefone
Sistema ajuda a manter pacientes com problemas leves em casa e desincha unidades da rede municipal
O secretário Municipal de Saúde Pública (Sesau), José Mauro Filho, disse que a procura pelas unidades de Saúde de Campo Grande está em 59% da capacidade de atendimento. A parcial é motivo de “tranquilidade” na avaliação da pasta, que apontou para desafogamento da rede por meio das teleconsultas.
“A prefeitura disponibilizou médicos para poder consultar por telefone. Estamos fazendo cerca de 800 consultas por dias, em torno de 200 acompanhamentos domiciliares”, pontuou Mauro Filho, em transmissão ao vivo neste sábado (18).
O serviço de teleconsulta foi implantado há três semanas, na esteira das recomendações de isolamento social para frear o contágio em massa pelo novo coronavírus.
O sistema é fruto de parceria da Sesau com a SES (Secretaria de Estado de Saúde) e conta com 80 profissionais. O atendimento vai das 6h à meia-noite, pelo telefone (67) 2020-2170.
Depois da avaliação médica, de acordo com o quadro clínico, o paciente pode ou não ser orientado a procurar uma unidade de saúde.